24 de junho de 2021
Anuncie Aqui
-->
Acidente

Avião com Luciano Huck e família caiu por mostrar combustível 'a mais'

Polícia realizou reprodução simulada de acidente e concluiu que leitura do tanque de combustível estava incorreta

11 JAN 2021 - 16h33min
Por MídiaMax

A Polícia Civil, em parceira com o Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado), concluiu a perícia da aeronave que fez pouso forçado com a família de Luciano Huck na zona rural de Campo Grande, em maio de 2015. Os laudos apontam que o motivo da falha na aeronave se deu por causa da instalação invertida de um capacitor do tanque de combustível. Com isso, o piloto visualizava, no painel, quantidade de combustível a mais do que havia no tanque.

Campanha Drogaria Aquidauana Institucional - 12

As conclusões só foram possíveis após reprodução simulada, uma forma de retroceder no tempo e tentar reproduzir o que se passou no dia do acidente, conforme explica a Delegada do Dracco Ana Cláudia Medina. “Utilizamos uma aeronave de mesmo modelo e ano, os capacitores foram invertidos com a aeronave em solo para verificar qual leitura se fez do instrumento no dia que tudo aconteceu”, explica.

Isso porque, segundo a delegada, algumas peças da aeronave foram vendidas, após liberação pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos). A simulação foi feita depois que as equipes receberam denúncias, em 2017, quando a carcaça do avião monomotor foi apreendida com peças originais faltando. “A aeronave estava sem as peças, então foram usadas outras vertentes além da reprodução, como laudos e fotos da época, constatamos marcas que porventura haviam, entrevistamos o piloto, testemunhas, mecânico, e fizemos o acionamento da aeronave como estava no dia do acidente com a família do Luciano Huck”, afirma a delegada.

Conforme Medina, a próxima fase é a de responsabilização dos culpados pelo acidente. “Vamos responsabilizar as pessoas que tiveram acesso na manutenção irregular para fazer o indiciamento dos culpados”, conclui.

Relembre o acidente
O acidente ocorreu no dia 24 de maio de 2015, com a aeronave em que estavam os apresentadores Luciano Huck e Angélica, além de seus filhos e duas babás. O piloto Osmar Frattini fez um pouso forçado de emergência próximo a BR-080, na Fazenda Palmeiras, em Rochedo, cidade a 84 quilômetros da Capital. Após serem socorridos sem ferimentos graves, todos retornavam da Estância Caiman no Pantanal, onde Angélica gravou o programa Estrela.

Relatório do Cenipa, à época, havia mostrado que a aeronave BEM-820C, onde viajava o casal, não havia apresentado nenhuma evidência de fogo em voo após o impacto. Em setembro de 2019, a empresa responsável por fazer a locação, a MS Táxi Aéreo, chegou a emitir uma nota afirmando que o acidente “se deu a sucessivos erros do piloto Osmar Frattini”.

“Sobre os motivos do acidente, a empresa MS Táxi Aéreo ratifica, com base nos laudos periciais, que o pouso forçado da aeronave se deu por sucessivos erros do piloto, o que será comprovado no curso das investigações, cobrando-se, para isso, os direitos ao contraditório e a ampla defesa na produção de provas”, afirmou a empresa.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Lésbica aos 30, Katia se livrou de segredo para seguir "feliz e completa" ao lado da esposa e filhos

2
Geral

Homem é encontrado desmaiado próximo ao túnel de Anastácio

3
Geral

Confira as oportunidades da Casa do Trabalhador de Aquidauana

4
Policial

Com moto roubada, dupla planeja assaltar joalheria e acaba presa

Informe Publicitário

Informe

View Energy garante economia de até 95% na sua conta de luz!

Previsão do Tempo

min18 max33

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min18 max33

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,11m
Miranda
2,21m
Paraguai
1,54m

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

PARTE XXIII: AUTOESTIMA: FORTIFICÁ-LA!

Valdemir Gomes

Com...

Gabriel Novis Neves

EDUCAÇÃO

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Escolas Municipais

Escola Municipal Antonio Santos Ribeiro

Rua Hugo Correa, Distrito de Piraputanga - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Escritórios Contabilidade

Escritório Modelo

Rua 7 de Setembro, 493 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Associações e Sindicatos

Delegacia Sindical dos Artesões de Aquidauana Associação

Praça dos Estudantes, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 9601-2585
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo