X
Bandeira Amarela

Bandeira tarifária da energia elétrica sofrerá alteração

O consumidor deve ficar muito atento ao consumo consciente de energia

Energia Elétrica / Pixabay

A partir de janeiro de 2021 o consumidor de energia elétrica pagará pela tarifa da bandeira amarela, com custo de R$ 1,343 para cada 100 quilowatts-hora consumidos.


Isso porque janeiro sinaliza a elevação de consumo em relação aos principais reservatórios do Sistema Interligado Nacional (SIN), cenário que levou ao incremento no patamar da produção hidrelétrica, com a consequente redução nos custos relacionados ao risco hidrológico (GSF), e no preço da energia (PLD) em relação ao mês passado. O PLD e o GSF são as duas variáveis que determinam a cor da bandeira a ser acionada.


De acordo com a ANEEL, esse sistema, criado por ela mesmo, aponta o valor real da energia elétrica gerada. Essas bandeiras funcionam da seguinte maneira: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração.
Essa foi uma maneira de mostrar ao consumidor, em sua conta de energia, o que ele paga, focando em evitar desperdícios.

Para essa bandeira amarela, o consumidor deve ficar muito atento ao consumo consciente de energia e evitar qualquer desperdício, principalmente com eletrodomésticos e eletroeletrônicos.


Nesse link, disponível no site da energisa, você consegue entender melhor como cada bandeira tarifária funciona: https://www.energisa.com.br/Paginas/informacoes/taxas-prazos-e-normas/bandeiras-tarifarias.aspx

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Saúde

Hospital Regional de MS lança 'Dia D' de cadastro de doadores de medula óssea

Servidores, acadêmicos, estagiários, residentes, funcionários terceirizados e instituições parceiras estão sendo convidados a participar dessa importante iniciativa que pode salvar vidas

Pantanal

Combate aos incêndios no Pantanal tem reforço de bombeiros do PR e GO

Operação Pantanal 2024 completa 114 dias nesta quarta-feira

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo