25 de novembro de 2020
Anuncie Aqui
-->
Geral

Beira-Mar casa em regime de segurança máxima

29 SET 2007 - 09h47min
ms notícias

O traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, se casou com a advogada Jaqueline Alcântara de Morais, na tarde desta sexta-feira (28), na Penitenciária Federal de Segurança Máxima, em Campo Grande. O casamento estava agendado para as 13h (horário de Brasília), mas, seguindo a tradição de toda noiva, Jaqueline se atrasou e a cerimônia começou às 14h30 (horário de Brasília).


A assessoria de imprensa do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), subordinado ao Ministério da Justiça, informou que o atraso da noiva ocorreu em decorrência do rigor da revista para entrada das testemunhas do casamento. Segundo o Depen, todos tiveram de deixar digitais de cinco dedos no sistema de segurança.


Beira-Mar vestiu meio fraque. Jaqueline atravessou os portões da penitenciária federal vestida de noiva, como manda a tradição. O casal foi autorizado a servir refrigerantes, salgadinhos e bolo aos presentes. Para eternizar o momento em um álbum de fotos, o casal contratou o serviço de um fotógrafo profissional e de um cinegrafista.


Os noivos escolheram um pastor evangélico para celebrar a união. O G1 apurou que o casamento foi acompanhado por quatro testemunhas. Duas foram escolhidas pela noiva e outras duas, pelo noivo. A cerimônia, realizada na sala de assistência jurídica do presídio, durou 30 minutos.


A filha do casal, de 9 anos, e o sobrinho, de 8 anos, entraram com a aliança dos noivos. O traficante terá de entregar a aliança para os agentes penitenciários. Segundo o Depen, Jaqueline optou por levar para casa a aliança do marido.


Agentes penitenciários de folga e agentes do Departamento de Polícia Federal reforçaram a segurança no presídio durante a cerimônia.


Lua-de-mel


Segundo o Depen, a lua-de-mel foi realizada logo após a cerimônia, na sala de visita íntima. O traficante foi o primeiro a receber visita íntima no período em que esteve recolhido na Penitenciária Federal de Catanduvas, no Paraná. Agora, ele é o primeiro preso a casar e ter lua-de-mel dentro de uma penitenciária de segurança máxima.


O casal está junto há 15 anos e tem três filhos. Beira-Mar está preso na unidade em Campo Grande desde o dia 25 de julho. Beira-Mar assinou, no início de agosto, os documentos necessários para a formalização da união em cartório.


Desejo
O juiz federal Odilon de Oliveira disse ao G1 que o desejo de Beira-Mar de se casar durante o cumprimento de sua pena foi atendido pela Justiça e a cerimônia foi realizada de acordo com a vontade do detento. "Todo preso pode ter assistência religiosa e também matrimonial, mesmo que essa seja uma cerimônia religiosa com caráter civil."


Apesar do direito de se casar no presídio, a cerimônia não previa ostentações. "Todos, incluindo o pastor, foram devidamente revistados e suas fichas analisadas. Penitenciária não é lugar para festa. No máximo, um brinde com refrigerante", disse Oliveira.


Por medidas de segurança, o fotógrafo não foi autorizado a fazer imagens das dependências da penitenciária federal. As fotos tiveram de ser feitas em plano fechado. Apenas os noivos e as testemunhas puderam aparecer nas imagens.


A cerimônia


A cerimônia chegou a ser marcada para quinta-feira (20), mas foi adiada pelo casal no dia anterior. O G1 apurou que Beira-Mar e Jaqueline não queriam que a data do casamento e os detalhes da cerimônia fossem divulgados pela imprensa. Isso teria incomodado os noivos, que decidiram adiar a celebração.


Os nomes das testemunhas não foram divulgados por razões de segurança. Todas as reuniões para acertar os detalhes do casamento foram acompanhadas pela noiva.


Pena


O traficante começou a cumprir pena na Superintendência da Polícia Federal no dia 23 de março de 2006 e foi o primeiro a ser transferido para a Penitenciária Federal de Catanduvas, no dia 19 de julho do mesmo ano.


Em Mato Grosso do Sul existem dois processos contra Beira-Mar. No da Justiça estadual ele aparece como mandante da morte de um outro traficante que atuava na fronteira com o Paraguai. No outro processo, sobre lavagem de dinheiro, da Justiça Federal, o traficante e outras 23 pessoas são acusados de lavar mais de R$ 12 milhões.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Vídeo: Carro capota, pega fogo e incêndio se espalha por vegetação na MS-345, em Aquidauana

2
Aquidauana

Ex-bancária de Aquidauana morre vítima do coronavírus em Campo Grande

3
Policial

Reinaldo determina afastamento de policiais envolvidos em agressão a mulher algemada

4
Policial

PMs salvam vítimas de caminhonete prestes a cair de barranco em Bodoquena

Vídeos

Vídeo de princípio de incêndio na Gruta de Piraputanga viraliza

Carga de carvão tomba e cai de carreta no trevo da BR-262, em Anastácio

Acidente entre carro e caminhonete mata homem carbonizado

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min24 max38

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min24 max38

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
3,59m
Miranda
4,06m
Palmeiras
1,81m

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"MAS..."

Mariana Thomé

Saneamento básico: um privilégio ou uma realidade dis...

Valdemir Gomes

Na...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Telefones Úteis

IDATERRA

Rua Nelson Felicio dos Santos, 205 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3262
Moto Táxi

Moto Táxi Aquidauana

Rua 7 de Setembro, s/nº Centro - Ponto de referência: Frente ao Mercado Ce - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-5341
Fotografias - LAB.

Foto Monteiro

Rua Augusto Mascarenhas, 642 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-7058
Ver Mais
Fale com a redação