17 de abril de 2021
Anuncie Aqui
-->
Reconhecimento

Bióloga de MS dedicou 30 anos a projeto, tirou Arara Azul da lista de animais em extinção e é indicada a prêmio nacional

Prêmio visa reconhecer talento de brasileiros que serviram de inspiração para o país e o mundo

11 JAN 2020 - 11h29min
Da redação

Mais do que um projeto de trabalho, um projeto de vida. Assim definiu a bióloga sul-mato-grossense, Neiva Guedes que ajudou a tirar a Arara Azul, símbolo do Pantanal, da lista de animais em extinção. Mestre em Ciências Florestais, doutora em Zoologia e criadora do Instituto Arara Azul, Neiva foi indicada a concorrer ao Prêmio Faz Diferença, do Jornal O Globo em parceria com a Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro).

IvrNet_Campanha de Páscoa 11

São 30 anos dedicados ao meio ambiente. Neiva Guedes, que também é professora do mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Uniderp, em Campo Grande, conta que foi motivada a estudar a Arara Azul após um curso de conservação da natureza em 1989. "Naquele dia vi um bando de arara, quando meu professor falou que estava em extinção e aquilo me despertou curiosidade", explica.

A partir daí, a bióloga se dedicou a estudar para saber como poderia ajudar. "Fiz mestrado em ciencias florestais e a Arara Azul foi objeto do meu mestrado. Acabou virando um projeto de vida, porque era tão envolvente o trabalho, que acabei dedicando quase 30 anos a ele", revela.

Neiva também revela que já conseguiu motivar outros jovens, muito mais após criar, em 2003, o Instituto Arara Azul, com sede em Campo Grande. Com 12 colaboradores, dois deles em Aquidauana, o instituto trabalha com educação ambiental. "Temos oficinas de sensibilização, principalmente para as crianças, para aprenderem a reconhecer, tentar entender e valorizar o que temos de tão rico no nosso Pantanal", diz.

A bióloga reafirma que a aprendizagem desde criança pode formar adultos mais conscientes. "As pessoas convivem com a natureza, mas não estão atentas. Se não contarmos com as crianças que são o futuro, com o tema da natureza, muita coisa pode ser perdida", complementa.

Neiva conta que ficou surpresa com a indicação e atribui o reconhecimento aos longos anos de trabalho. "Nunca estive sozinha nessa caminhada. É um ponto positivo para divulgação maior ainda do nosso trabalho, para chamarmos atenção para conservação. É uma honra fazer parte disso", conclui.

O Instituto recebe voluntários a partir de abril, que é o período de reprodução das araras. O Instituto Arara Azul tem apoio da Fundação Toyota do Brasil, Uniderp, Refúgio Ecológico Caiman, em Miranda, entre outros. Outras informações podem ser encontradas no site: www.institutoararaazul.org.br.

Prêmio

O Prêmio Faz Diferença, uma iniciativa Jornal O Globo e da Firjan está em sua 17ª edição e visa reconhecer o trabalho, a dedicação e o talento de brasileiros, que, nas mais diversas áreas de atuação, serviram de inspiração para o país e o mundo em 2019.

A exemplo das versões anteriores, jornalistas de cada uma das editorias do jornal selecionaram as três pessoas, instituições ou empresas que mais se destacaram nas páginas do jornal este ano pela atuação em suas áreas.

O público pode vota por meio da internet e até o dia 19 de janeiro. Para votar é necessário estar logado no site do Globo, por meio do seu cadastro de usuário da Globo.com.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

AGORA: Homem passa mal e cai no meio da rua em Aquidauana

2
Policial

Em Dois Irmãos, homem mata o próprio irmão com um tiro de espingarda e foge

3
Geral

Confira as oportunidades da Casa do Trabalhador de Aquidauana

4
Policial

Dupla é presa por furtar fios de cobre em comércios de Aquidauana

Vídeos

Vídeo: Casal furta televisões de loja no centro da capital, em plena luz do dia

Apoiadores de Bolsonaro saem às ruas pedindo não ao Lockdown e sim à Intervenção Militar

Estreia Curta Metragem A Paixão de Cristo

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min22 max33

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.
min22 max33

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,52m
Miranda
2,20m
Paraguai
1,80m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Um...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

ATENÇÃO! ATENÇÃO!

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: EXÉQUIAS

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Escolas Estaduais

Escola Estadual Dóris Mendes Trindade

M.Guerreiro, s/n - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 1087
Transportes

TRENZINHO DO PANTANAL - Transporte urbano

Rua Solevanti, 1551 Bairro Guanandy - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 4461 / 991
Bares/Panificadoras/Lanchonetes

Sorveteria Delícia

R. Manoel Antônio Paes de Barros, 656 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Ver Mais
Supermercado Seriema - 17/04/2021
2
Entre em nosso grupo