X
Incêndio

Bombeiros controlam incêndio no Parque das Nascentes do Rio Taquari

Ação conjunta com brigadistas e apoio de produtores rurais evitou avanço das chamas em áreas produtivas

As equipes permanecem no local com monitoramento contínuo / CBMMS

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul segue atuando no controle e monitoramento do incêndio florestal que atinge o Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari, localizado entre os municípios de Alcinópolis e Costa Rica. O fogo teve início há cerca de duas semanas, com suspeita de ter sido causado por descarga elétrica, e foi combatido desde então por equipes da base avançada instalada na região.

Segundo o major Eduardo Teixeira, subdiretor da Diretoria de Proteção Ambiental, o acesso difícil às áreas de cânions impediu o combate direto ao fogo por terra e limitou a eficácia do uso de aeronaves. Com isso, a estratégia adotada foi a construção de aceiros, linhas de defesa e aplicação de fogo de supressão para conter o avanço das chamas.

“Desde o início do foco, estamos monitorando e também foi estabelecida uma estratégia de contenção nas áreas de cânions. É inviável o acesso terrestre, com combate direto ao fogo, e pela ineficácia dos alijamentos de água com a aeronave Air Tractor, ou qualquer outra considerando a geografia do local, que limita o uso das ferramentas”, explicou o major.

As técnicas empregadas foram executadas por brigadistas treinados do município de Alcinópolis, com apoio da prefeitura de Costa Rica, do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), além de fazendeiros e produtores rurais da região.

O trabalho coletivo ajudou a confinar o fogo às áreas já atingidas, impedindo que o incêndio se espalhasse para áreas produtivas no entorno do parque. Desde o fim de semana, chuvas na região também contribuíram para a redução dos focos, que nesta terça-feira (7) permanecem ativos apenas na vegetação já queimada.

“Todos atuaram para conter o fogo na região dos cânions, evitando que o incêndio se propagasse para as áreas produtivas do entorno. Desde antes do surgimento do foco o Corpo de Bombeiros já tomava medidas para a proteção daquela área”, completou o major Eduardo Teixeira.

Além do trabalho do CBMMS, a operação também contou com a atuação de militares do Exército Brasileiro, que foram preparados pelos bombeiros para ações de apoio no combate aos incêndios florestais.

As equipes permanecem no local com monitoramento contínuo e ações noturnas de combate, reforçando o compromisso de preservação ambiental em uma das áreas mais sensíveis do estado.

Fale com O Pantaneiro: Sua Voz na Notícia!

Você tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta? O Site O Pantaneiro está sempre atento aos fatos que impactam a nossa região e queremos ouvir você!

Fale direto com nossos jornalistas pelo WhatsApp: (+55 67 99856-0000). O sigilo da fonte é garantido por lei, e sua informação pode fazer a diferença!

Além disso, você pode acompanhar as principais notícias, bastidores e conteúdos exclusivos sobre Aquidauana, Anastácio e região em nossas redes sociais. Siga O Pantaneiro nas plataformas digitais e fique sempre bem informado:

Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para acessar:

Instagram - @jornalopantaneiro

Facebook - @opantaneiro

YouTube - @TVOPantaneiro

WhatsApp - 67 99856-0000

TikTok - @opantaneiro_oficial

O Pantaneiro: Jornalismo com credibilidade, compromisso e a cara da nossa gente!

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Saúde

Anastácio realiza evento "Prevenção é o Primeiro Passo" com grande público

Ação do Outubro Rosa e Novembro Azul reuniu comunidade e destacou a importância do autocuidado e do diagnóstico precoce

Esporte

Aquidauana realiza 1º Torneio Aberto de Futebol de Mesa em novembro

Evento promovido pela FEFUMEMS terá inscrições gratuitas e apoio da Prefeitura de Aquidauana

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2025 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo