Reunião binacional em Corumbá debate navegabilidade da hidrovia Paraguai-Paraná
Clóvis Neto/PMC
Representantes do Brasil e da Bolívia se reuniram nesta quinta-feira (17), em Corumbá (MS), para discutir medidas de cooperação voltadas à navegabilidade do canal Tamengo e ao desenvolvimento sustentável da hidrovia Paraguai-Paraná. O encontro marcou a 6ª Reunião da Comissão Mista Brasil-Bolívia sobre o Sistema Tamengo (Comista Tamengo), realizada no auditório do Sindicato Rural do município.
Criada em 1978 por meio de acordo bilateral, a comissão tem como objetivo coordenar ações técnicas e políticas para a gestão compartilhada do sistema fluvial. Após um período de baixa atividade, as reuniões da Comista têm sido retomadas com maior frequência desde 2023.
Durante o encontro, autoridades debateram temas como avanços regulatórios da Antaq, projeções hidrológicas da bacia do rio Paraguai, aspectos ambientais e detalhes sobre o projeto de concessão da hidrovia. A delegação boliviana apresentou ainda um estudo de delimitação da bacia hidrográfica do canal.
O canal Tamengo, que conecta o Porto de Puerto Quijarro (Bolívia) ao rio Paraguai, é considerado estratégico para o escoamento da produção agroindustrial da região e para o acesso da Bolívia ao comércio internacional.
Na abertura do evento, o secretário especial de Articulação Política e Institucional de Corumbá, Marcos de Souza Martins, ressaltou a importância da parceria entre os municípios de fronteira. “Precisamos fortalecer o relacionamento com a Bolívia e desenvolver, juntas, as cidades de Puerto Suárez, Quijarro, Corumbá e Ladário”, afirmou.
Representando o governo de Mato Grosso do Sul, o secretário-executivo Eduardo Pereira (Semadesc) destacou que o canal beneficia tanto produtores brasileiros quanto bolivianos.
Pelo governo da Bolívia, o almirante Gustavo Anibarro defendeu a navegação plena do sistema Tamengo, enquanto a embaixadora Marissa Castro lembrou que a reativação das reuniões da comissão cumpre um compromisso firmado entre os presidentes Luis Arce e Luiz Inácio Lula da Silva.
Já a primeira-secretária do Itamaraty, Luana Melo, ressaltou o novo momento da cooperação binacional. “Metade das reuniões da comissão ocorreram nos últimos dois anos e meio, o que demonstra um avanço. Com o canal Tamengo operando plenamente, o potencial de integração e desenvolvimento é enorme”, concluiu.
Você tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta? O Site O Pantaneiro está sempre atento aos fatos que impactam a nossa região e queremos ouvir você!
Fale direto com nossos jornalistas pelo WhatsApp: (+55 67 99856-0000). O sigilo da fonte é garantido por lei, e sua informação pode fazer a diferença!
Além disso, você pode acompanhar as principais notícias, bastidores e conteúdos exclusivos sobre Aquidauana, Anastácio e região em nossas redes sociais. Siga O Pantaneiro nas plataformas digitais e fique sempre bem informado:
Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para acessar:
Instagram - @jornalopantaneiro
O Pantaneiro: Jornalismo com credibilidade, compromisso e a cara da nossa gente!
Saúde
Ação do Outubro Rosa e Novembro Azul reuniu comunidade e destacou a importância do autocuidado e do diagnóstico precoce
Esporte
Evento promovido pela FEFUMEMS terá inscrições gratuitas e apoio da Prefeitura de Aquidauana
Voltar ao topo