Ousadia na construção de soluções inovadoras para o atendimento das necessidades de financiamento e de serviços financeiros em geral dos empreendedores de todo o País foi a recomendação dada pelo vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa Econômica Federal e integrante do Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae, Carlos Antônio de Brito, aos funcionários da Instituição, noticiou a Agência Sebrae.
Brito abriu nesta semana no Hotel Naoum, em Brasília, o I Workshop Caixa Micro e Pequenas Empresas, que teve o diretor de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Carlos Alberto dos Santos, como primeiro palestrante. O workshop foi organizado pela Superintendência Nacional de MPE da Caixa, chefiada por Zaqueu Soares Ribeiro.
"Nossa carteira de clientes MPE precisa refletir a importância do segmento em termos de geração de emprego e de renda", afirmou. Para isso, a Caixa está disposta a investir em soluções simplificadas e ágeis que garantam recursos para investimentos e de capital de giro, inclusive na forma de antecipação de receitas, por meio de troca de recebíveis, além de serviços automatizados de pagamento e recebimento. "Precisamos facilitar a vida do nosso cliente MPE. Permitir que um número cada vez maior deles possa pagar encargos da folha de pessoal, sem ter, por exemplo, que se deslocar da empresa".
Conjuntura favorável
Para o diretor do Sebrae Carlos Alberto dos Santos, indicadores macroeconômicos sólidos estão ajudando o Brasil a atravessar a conjuntura externa desfavorável sem grandes sobressaltos. "Por isso, podemos embutir visão de futuro, horizontes mais largos, no trabalho com parceiros como a Caixa, em favor das MPE." Ele destacou que o Produto Interno Bruto (PIB) vem registrando 21 trimestres consecutivos de crescimento, e o consumo, inclusive das classes de menor renda, 14 trimestres.
Carlos Alberto destacou que os pequenos negócios dependem mais dos bancos que os médios e grandes, que podem captar recursos no mercado. "Além disso, uma empresa quando é grande mesmo tem até seu próprio banco, sua própria financeira." E prosseguiu: "avanços como o do crédito consignado já estão dados e a bola da vez, no bom sentido, chama-se MPE".
Esporte
Evento chega a 38° edição neste sábado
Educação
Mudança de data também vale para as justificativas de ausência
Voltar ao topo