X
Geral

Campanha de vacinação de novembro transcorrerá com tranqüilidade, afirma SINDAN

Com mais de 147 milhões de doses de vacinas contra febre aftosa em estoque, a indústria veterinária aguarda campanha tranqüila no próximo mês de novembro quando 16 estados brasileiros realizarão a segunda etapa da vacinação oficial contra a doença.


Dados da Central de Selagem de Vacinas indicam que até o momento 218,1 milhões de doses já foram comercializadas em 2007, sendo 183,722 milhões no primeiro semestre do ano, quando aconteceu a primeira fase da campanha oficial de vacinação. De julho a setembro, 34,3 milhões de doses foram comercializadas. Porém, o ponto alto acontecerá em novembro, quando o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) estima o consumo de 143,259 milhões de doses de vacinas.


Mário Pulga, vice-presidente de Febre Aftosa do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (SINDAN), entidade responsável pela Central de Selagem em parceria com o MAPA, afirma que a indústria está fazendo sua parte no sentido de disponibilizar a quantidade adequada de vacinas para atender a demanda prevista pelo Ministério. Por outro lado, o SINDAN solicita ao MAPA que não permita atrasos na liberação das vacinas para não comprometer a distribuição e a oferta de vacinas na campanha oficial de vacinação.


O vice-presidente do Sindan explica que as vacinas são produzidas pelos laboratórios e enviadas à Central de Selagem de Vacinas, que as recebe sob a supervisão dos fiscais do MAPA. Os volumes entregues são conferidos e, em seguida, amostras são coletadas e enviadas aos laboratórios de controle do Ministério em embalagens lacradas por seus fiscais. As vacinas, então, ficam em área de quarentena até que os resultados sejam oficializados. Os lotes de vacinas aprovados são encaminhados para o setor de selagem, onde cada frasco recebe selo holográfico de segurança. Após a selagem, as vacinas ficam à disposição dos laboratórios para livre comercialização.


"Acreditamos que a segunda fase da campanha de vacinação contra a febre aftosa transcorrerá com tranqüilidade, a exemplo da primeira fase realizada em maio. A indústria veterinária disponibilizou a quantidade de vacinas necessária para atender toda a demanda do MAPA e ainda manter o estoque de segurança determinado pelo órgão. Assim, esperamos novos avanços no Programa de erradicação da doença, especialmente nesse momento em que toda a cadeia produtiva está sensibilizada com a importância da sanidade dos rebanhos, com vistas a atender adequadamente as missões internacionais que vieram e vêm ao País", afirma o vice-presidente do Sindan.


Missão russa visita Central de Selagem de Vacinas - Cerca de 20 técnicos e representantes do governo russo, que passaram 20 dias no Brasil para avaliar toda a cadeia produtiva da carne - desde o serviço veterinário brasileiro e os laboratórios até a situação geral da saúde animal - deixaram o País com uma boa impressão. Segundo Mário Pulga, após visitarem laboratórios e a Central de Selagem de Vacinas, a maior delegação do serviço veterinário russo que já esteve no Brasil ficou satisfeita com o que viu e voltou com imagem positiva do status sanitário brasileiro em relação à febre aftosa.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Educação

FETEC MS divulga lista de finalistas para o maior evento científico de educação básica do Estado

A Feira de Tecnologias, Engenharias, e Ciências de Mato Grosso do Sul (FETECMS) irá ocorrer entre os dias 21 e 23 de outubro

Outubro Rosa

Servidoras realizam mamografia e papanicolau em ônibus no estacionamento do TCE-MS

A ação faz parte da programação da campanha Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo