28 de novembro de 2020
Anuncie Aqui
-->
Geral

Campanha de vacinação de novembro transcorrerá com tranqüilidade, afirma SINDAN

4 OUT 2007 - 14h28min
assessoria de comunicação

Com mais de 147 milhões de doses de vacinas contra febre aftosa em estoque, a indústria veterinária aguarda campanha tranqüila no próximo mês de novembro quando 16 estados brasileiros realizarão a segunda etapa da vacinação oficial contra a doença.


Dados da Central de Selagem de Vacinas indicam que até o momento 218,1 milhões de doses já foram comercializadas em 2007, sendo 183,722 milhões no primeiro semestre do ano, quando aconteceu a primeira fase da campanha oficial de vacinação. De julho a setembro, 34,3 milhões de doses foram comercializadas. Porém, o ponto alto acontecerá em novembro, quando o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) estima o consumo de 143,259 milhões de doses de vacinas.


Mário Pulga, vice-presidente de Febre Aftosa do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (SINDAN), entidade responsável pela Central de Selagem em parceria com o MAPA, afirma que a indústria está fazendo sua parte no sentido de disponibilizar a quantidade adequada de vacinas para atender a demanda prevista pelo Ministério. Por outro lado, o SINDAN solicita ao MAPA que não permita atrasos na liberação das vacinas para não comprometer a distribuição e a oferta de vacinas na campanha oficial de vacinação.


O vice-presidente do Sindan explica que as vacinas são produzidas pelos laboratórios e enviadas à Central de Selagem de Vacinas, que as recebe sob a supervisão dos fiscais do MAPA. Os volumes entregues são conferidos e, em seguida, amostras são coletadas e enviadas aos laboratórios de controle do Ministério em embalagens lacradas por seus fiscais. As vacinas, então, ficam em área de quarentena até que os resultados sejam oficializados. Os lotes de vacinas aprovados são encaminhados para o setor de selagem, onde cada frasco recebe selo holográfico de segurança. Após a selagem, as vacinas ficam à disposição dos laboratórios para livre comercialização.


"Acreditamos que a segunda fase da campanha de vacinação contra a febre aftosa transcorrerá com tranqüilidade, a exemplo da primeira fase realizada em maio. A indústria veterinária disponibilizou a quantidade de vacinas necessária para atender toda a demanda do MAPA e ainda manter o estoque de segurança determinado pelo órgão. Assim, esperamos novos avanços no Programa de erradicação da doença, especialmente nesse momento em que toda a cadeia produtiva está sensibilizada com a importância da sanidade dos rebanhos, com vistas a atender adequadamente as missões internacionais que vieram e vêm ao País", afirma o vice-presidente do Sindan.


Missão russa visita Central de Selagem de Vacinas - Cerca de 20 técnicos e representantes do governo russo, que passaram 20 dias no Brasil para avaliar toda a cadeia produtiva da carne - desde o serviço veterinário brasileiro e os laboratórios até a situação geral da saúde animal - deixaram o País com uma boa impressão. Segundo Mário Pulga, após visitarem laboratórios e a Central de Selagem de Vacinas, a maior delegação do serviço veterinário russo que já esteve no Brasil ficou satisfeita com o que viu e voltou com imagem positiva do status sanitário brasileiro em relação à febre aftosa.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Vídeo: Marido de aquidauanense é arremessado em acidente na Capital e morre

2
Geral

Polícia Militar publica nota de pesar após morte de subtenente causada pelo coronavírus

3
Anastácio

Com ajuda de menores, homem buscava droga na Capital para revender em Anastácio e Aquidauana

4
Política

Justiça manda prender ex-vereador envolvido em escândalo de exploração sexual

Vídeos

Vídeo de princípio de incêndio na Gruta de Piraputanga viraliza

Carga de carvão tomba e cai de carreta no trevo da BR-262, em Anastácio

Acidente entre carro e caminhonete mata homem carbonizado

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min24 max38

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min24 max38

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
3,59m
Miranda
4,06m
Palmeiras
1,81m

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"ESTOU NAQUELES..."

Valdemir Gomes

Mais...

Mariana Thomé

Saneamento básico: um privilégio ou uma realidade dis...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Bancos

Banco Bradesco

Rua 7 de Setembro, 770 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-1556 / 324 www.bradesco.com.br
Informática

Genius Escola de Formação Profissional

Rua Estevão Alves Corrêa, 2011 Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4118
Transportes

Viação CRUZEIRO DO SUL

Rua Nelson Felício dos Santos, 145 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2929
Ver Mais
Supermercado Siriema
Fale com a redação