Esse avanço acompanha uma mudança no hábito alimentar dos brasileiros
Divulgação
Com a chegada da Quaresma, o consumo de peixes ganha ainda mais força no Brasil — um país que já se consolida como grande mercado para os pescados. Segundo a Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), a produção nacional de peixes cultivados atingiu 968.745 toneladas em 2024, um crescimento de 9,2% em relação ao ano anterior.
Esse avanço acompanha uma mudança no hábito alimentar dos brasileiros: o consumo de pescado cresceu 53% na última década, impulsionado pelo apelo à alimentação mais saudável e à tradição religiosa.
A grande estrela desse mercado é a tilápia, que lidera a produção e o consumo no país. Em 2024, foram 662.230 toneladas produzidas, consolidando o peixe como o favorito nas mesas brasileiras, especialmente durante o período da Quaresma, quando se torna uma alternativa prática e econômica ao tradicional bacalhau.
Mato Grosso do Sul em destaque
O Mato Grosso do Sul aparece com força no setor, ocupando a oitava posição no ranking nacional de produção de peixes de cultivo, com 40.500 toneladas produzidas neste ano. Os municípios de Selvíria, Itaporã, Aparecida do Taboado e Dourados lideram a produção no estado.
A região Centro-Oeste, como um todo, registrou 117.880 toneladas, com crescimento de 6,34% em 2024, de acordo com os dados da Peixe BR.
Mais saúde na mesa — e mais opções nos supermercados
Além de saborosa, a tilápia é rica em proteínas, vitaminas, minerais e ômega 3, que ajudam na saúde cardiovascular e no fortalecimento de ossos e dentes. Isso torna o peixe uma excelente opção para quem busca refeições leves e nutritivas.
E para atender à demanda crescente nesta Semana Santa, supermercados como o Comper, da rede Grupo Pereira, estão abastecidos com diversas opções de peixes e frutos do mar. Quem utiliza o Vuon Card nas compras conta com descontos exclusivos e a possibilidade de parcelar o pagamento em até 40 dias.
Hora de inovar no cardápio
O período também é ideal para quem deseja fugir do tradicional e se arriscar na cozinha. Receitas como salmão ao forno, tilápia com bananas grelhadas e molho de uvas-passas com damasco, ou ainda um refrescante ceviche, prometem agradar todos os paladares e deixar a Páscoa ainda mais saborosa.
Majestosa
Além da aparição registrada perto do posto da PRF, outra onça ou possivelmente o mesmo animal teria sido vista na área do Porto Geral
Fé
A atividade será realizada a partir das 18h, na Avenida Pantaneta, com entrada gratuita
Voltar ao topo