20 de junho de 2021
Anuncie Aqui
-->
Pandemia

Campo Grande inicia vacinação contra Covid-19 em primeiro grupo

Montante é suficiente para imunizar 12.480 pessoas

19 JAN 2021 - 12h23min
Da Redação

A Prefeitura de Campo Grande iniciou nesta terça-feira (19) a primeira etapa de vacinação contra Covid-19. As primeiras doses foram aplicadas em idosos que vivem em asilos e outras instituições e profissionais que atuam em hospitais e nas unidades de urgência e emergência. O Município recebeu na noite de ontem (18) 26.898 doses da vacina Coronavac, enviadas pelo Ministério da Saúde. 

Tricard Supermercado Atlântico_Sábado 02

O montante é suficiente para imunizar 12.480 pessoas, considerando a necessidade de aplicação de duas doses para complementar o ciclo de imunização em um período recomendado, de duas a quatro semanas. 

Nesta manhã, durante vacinação simbólica no CRS Tiradentes, a enfermeira Flávia Cristine Correa de Almeida, 52 anos, foi a primeira a receber o imunizante. “Essa é uma esperança para nós. A promessa de dias melhores que estão por vir”, comenta a enfermeira. 

A vacina já era aguardada pela população campo-grandense, uma vez que havia tratativas da Prefeitura com o laboratório para a aquisição das doses antes da definição de distribuição pelo Ministério da Saúde. “Essa é a vitória da vida contra a morte. É a esperança e a certeza de dias melhores longe de cenas que nos acostumamos a ver, de seres humanos intubados e familiares orando, rezando e fazendo suas preces para que se recuperem”, comemora o prefeito Marquinhos Trad. 

Imunização de profissionais de saúde e institucionalizados 

A vacinação deve acontecer simultaneamente nos hospitais, unidades de atendimento 24 horas, instituições de longa permanência de idoses (ILPIs) e residências inclusivas. “Essa é uma estratégia para evitar novos casos principalmente entre aqueles que estão mais vulneráveis à doença”, explica o secretário municipal de saúde (Sesau), José Mauro Filho. 

Serão imunizados os servidores da Sesau que atuam nas UPAs, CRSs e SAMU e profissionais do Hospital Regional, Santa Casa e Hospital Universitário. Nestes locais, equipes próprias irão aplicar as doses. 

Estão sendo imunizados também nessa primeira etapa da campanha os moradores e funcionários do Asilo São João Bosco e Sirpha Lar de Idosos, as duas maiores ILPIs do Município. Dalmirio Dario Dotto, 94 anos, foi o primeiro idoso a ser vacinado pela rede municipal de saúde pública. Ele está morando no Asilo São João Bosco há oito meses. Demais hospitais, filantrópicos e privados, devem entrar na lista de imunização nos próximos dias. 

Próximas fases 

Ao todo, o público preconizado pelo Ministério da Saúde a ser vacinado durante a campanha é de 233. 601 pessoas, entre profissionais da saúde, idosos, indígenas aldeados, professores, pessoas com deficiência e comorbidades. 

Para imunizar o restante da população alvo, assim que novas doses estiverem disponíveis, a Sesau irá disponibilizar as doses da vacina nas 72 unidades de saúde do Município, além de abrir um polo de vacinação e um drive-thru, para atender àqueles que têm dificuldade de locomoção. 

Também é possível realizar o cadastramento prévio para agilizar o processo de vacinação. O público da campanha deve entrar no site www.vacina.campogrande.ms.gov.br.

 

 

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

Faleceu na sexta-feira o estimado Corumbá

2
Aquidauana

Falece Dr. Roberto Trindade, vítima de Covid-19

3
Geral

Jovem de 24 anos morre em acidente depois de ser arremessado de veículo

4
Aquidauana

Jandira Trindade torna-se imortal na Academia Feminina de Letras e Artes de MS

Informe Publicitário

Informe

Carne Angus certificada é na Atlântico Supermercados

Previsão do Tempo

min14 max25

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min14 max25

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,20m
Miranda
3,39m
Paraguai
1,56m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Como...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

PARTE XIX:AUTOESTIMA FEMININA: FORTIFICÁ-LA!

Rosildo Barcellos

A Retomada de Corumbá

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Médicos

Flávio Pereira - Ginecologista

Rua 7 de Setembro, 1193 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241- 3665
Telefones Úteis

IDATERRA

Rua Nelson Felicio dos Santos, 205 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3262
Médicos

Solange A. Pellegrino - Psiquiatra

Marechal Mallet, 567 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3114
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo