25 de julho de 2021
Anuncie Aqui
Orientações

Certificado de Segurança Veicular para basculantes é essencial para evitar acidentes, aponta Detran

15 JUN 2021 - 21h00min
Assessoria de Comunicação/ Detran
Muito além do que a cobrança de uma Resolução Federal, em maio deste ano o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), por meio da Diretoria de Registro e Controle de Veículos, decidiu colocar em prática a obrigatoriedade do CSV (Certificado de Segurança Veicular) para carroceria basculante como forma de garantir a segurança viária de uma forma geral.
 
“Essa é uma exigência federal e nós estamos apenas nos adequando acerca de um período em que não foi cobrada, mas o interesse maior é garantir um trânsito seguro para todos, levando em conta que nossa frota de veículos que se enquadram nessa categoria é de 14.775“, explicou Loretta Figueiredo, que responde pela pasta.
 
A diretora explica que o CSV é uma inspeção anual que vai garantir que o sistema de dispositivo de segurança do veículo esteja funcionando. O basculante, nada mais é do que o compartimento funcional para o transporte de carga e descarga, com sistema de movimento no sentido lateral ou traseiro.
 
Existem normas que precisam ser seguidas para a utilização desses sistemas de segurança sendo a Resolução 563/2015 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e a NBR 16141 de outubro de 2019, as principais normativas para esse tipo de inspeção, onde estabelece requisitos mínimos para o sistema de acionamento da tomada de força e segurança do sistema de basculamento do veículo que, normalmente, é utilizado em implementos rodoviários com peso bruto total acima de 3,5 toneladas.
 
“O objetivo é evitar a falha operacional ou mecânica. Trata-se de um dispositivo visual e sonoro que alerta o operador sobre o acionamento da tomada de força e se a caixa de carga está fora da posição inicial”, explicou a diretora.
 
De acordo com ela, caso o veículo não esteja com o sistema operando corretamente, fica suscetível a acidentes em pontes, pontilhões ou mesmo em fiação, já que o motorista não estaria alerta no caso dessa carroceria subir em uma possível falha.
 
“Essa era uma das grandes preocupações do Departamento quando assumimos a diretoria em dezembro do ano passado e nós estamos nos adequando de forma a atender a legislação. Por isso tornamos pública a cobrança em março desde ano, já que o proprietário que não se atentar para a regularização do veículo não poderá licenciá-lo”, concluiu.
 
A legislação federal é exigida desde 2015 e chegou a ser suspensa em maio de 2018 por deliberação nº 171 do Contran, voltando a ser cobrada em maio de 2021.
 
“A suspensão teve validade por um ano, depois entramos em pandemia e agora decidimos retornar com a obrigatoriedade devido a importância desse sistema. É uma segurança a mais para todos que estão na via”, completa Loretta.

View Energy Solar_02
 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Coordenadora de compras é vítima de acidente fatal no bairro Guanandy em Aquidauana

2
Aquidauana

Morta em acidente de moto, enterro de coordenadora de compras será em Miranda

3
Geral

Corpo de Analrelino Ricaldes, o "Dinho", foi encontrado 

4
Aquidauana

Dona Izaura é a mulher inquieta que revela como chegar aos 90 "numa boa"

Informe Publicitário

Informe

Concorra R$ 5 mil em prêmios no Atlântico Supermercados!

Previsão do Tempo

min19 max35

Aquidauana

Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.
min19 max35

Anastácio

Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,94m
Miranda
1,77m
Paraguai
1,17m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Após...

Rosildo Barcellos

Aruanã Etô – É o lugar das máscaras !

Gabriel Novis Neves

A GRATIDÃO TAMBÉM É VIRTUDE ETERNA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Bancos

Banco Caixa Econômica Federal

Rua Estevão Alves Corrêa, 562 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4030 / 324 www.cef.com.br
Bancos

Banco do Brasil

Rua Manoel Antônio Paes de Barros, 535 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3606 www,bb,com.br
Advocacia

Fabiana Moreira Sortica dos Santos / Ary Sortica

Rua Augusto Mascarenhas, 506 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3122/3241-
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo