27 de julho de 2021
Anuncie Aqui
Queimadas

Chuvas reduzem focos de calor no Pantanal e Defesa Civil continua em alerta em MS

1 NOV 2019 - 13h52min
Portal do MS
Bombeiros atuam na área queimada para preservar as pontes de madeira que interligam o Pantanal

As chuvas que caíram na noite de ontem (31) entre Corumbá e Miranda, região do Pantanal de Mato Grosso do Sul com maior incidência de queimadas há cinco dias, amenizaram a situação no local, reduzindo de 335 para apenas três focos. Sobrevoos de aviões e helicópteros na manhã desta sexta-feira vão dimensionar os impactos das chuvas para tomada de decisões pelo comando da Operação Pantanal 2.

Central Pax_02

A situação na área, depois da queima de 50 mil hectares de vegetação nativa, estava sob controle na quinta-feira com a redução do fogo, que se expandia para os campos, no sentido Oeste e Sul, se afastando da rodovia BR-262, onde a destruição foi expressiva. A forte chuva registrada no perímetro urbano de Corumbá também foi constatada em Miranda, entre a Fazenda BR Pec e o trevo da BR-262 com as MS-243 e MS-185 (região do Guaicurus).

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) informou que, apesar da redução dos impactos, a operação não será desmobilizada e o trabalho de controle continua por terra e ar. Além do avião Air Tractor do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, mais duas aeronaves do mesmo modelo, enviadas pelo ICMbio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), e um helicóptero do Ibama estão em ação, lançando água sobre o fogo. Mais dois helicópteros – da Polícia Militar de MS e da Polícia Rodoviária Federal – estão auxiliando no transporte de bombeiros e brigadistas.

Focos no Parque Rio Negro

Segundo o comando da Operação Pantanal 2, baseada na Fazenda BR Pec, uma aeronave faria sobrevoo na manhã desta sexta-feira na região do Pantanal que abrange o Parque Estadual do Rio Negro, entre Aquidauana, Corumbá e Rio Negro, onde estariam ocorrendo focos de calor. A Defesa Civil informou que o Estado continua em alerta: a temperatura na região volta aos 40 graus hoje, com baixa umidade (entre 20% e 30%) e ventos fortes.

O Ibama desloca nesta sexta-feira uma equipe do PrevFogo para o Rio Negro, onde será montada uma nova base operacional, inicialmente na Fazenda Barranco Alto. Uma equipe de combate a incêndios do ICMbio também vai auxiliar o trabalho nessa nova área. O deslocamento da tropa se dará após o sobrevoo. O Exército participa da ação com duas equipes do 9º Batalhão de Comunicação, além de apoio logístico, incluindo uma cozinha de campanha sobre rodas.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

Julho termina com intensa massa de ar polar; saiba quais serão os dias mais frios

2
Miranda

Mulher finge querer pagar boleto e denuncia violência doméstica em Miranda

3
Geral

Confira as oportunidades da Casa do Trabalhador de Aquidauana

4
Anastácio

Dono oferece R$ 500 para quem encontrar cachorro

Informe Publicitário

Informe

Em novíssima sede, Ultragaz dá mais força à sua chama

Previsão do Tempo

min13 max30

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min13 max30

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,94m
Miranda
1,77m
Paraguai
1,17m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Mais...

Rosildo Barcellos

Aruanã Etô – É o lugar das máscaras !

Gabriel Novis Neves

A GRATIDÃO TAMBÉM É VIRTUDE ETERNA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Clubes

CLUBE DOS MEDICOS

, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2250
Pesqueiros

Pousada do Serrano

Piraputanga, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 99911336
Gráfica

Gráfica Pantaneira

Rua XV de Agosto, 339 alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3254 www.opantaneiro.com.br
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo