"O papel do administrador diante das rápidas transformações globais". Foi esse o tema da palestra que abriu o "Ciclo de Palestras" do ESMAD 2007, Encontro Sul-matogrossense de Administração, proferida por Marco Aurélio Ferreira Vianna, presidente do Instituto MVC Estratégia e Humanismo. Vianna também é membro da Academia Brasileira de Ciência da Administração e recebeu, em 2004, o título de Administrador Emérito do CRA/RJ (Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro). É também membro da World Future Society, entidade que reúne os maiores estudiosos do mundo sobre o assunto "gestão".
"É preciso que a gestão deixe de ser vista como atividade meio e passe a ser considerada atividade fim", afirmou o especialista, colocando o profissional de Administração como o grande parceiro das instituições , tanto públicas quanto privadas. No decorrer da palestra, Vianna procuru demonstrar que um dos principais determinantes do sucesso ou do insucesso dos empreendimentos é mesmo a questão da gestão. "Temos, primordialmente, a liderança nas organizações como o diferencial entre aquelas que dão certo e as que dão errado, seguida de perto pela administração, ou seja, tudo o que diz respeito à gestão destas instituições e em terceiro lugar os valores ali praticados", listou o palestrante.
Para ele, o trabalho dos profissionais administradores vem sendo cada vez mais valorizado, mas há ainda um caminho a ser percorrido para que o reconhecimento da profissão alcance seu ponto máximo. "É algo que depende primordialmente dos próprios administradores: eles têm que ser mais pró-ativos nas suas atuações dentro das empresas e só vão conseguir isto quando estiverem mais conscientes da importância do papel que desempenham nestes ambientes de trabalho", ressalta Vianna.
Prestígio
Esteve também prestigiandoa abertura do Ciclo de Palestras o Adm. Roberto Cardoso, presidente do CFA (Conselho Federal de Administração), que, em sua fala elogiou a iniciativa da presidenta do CRA/MS Eliane Toniasso pela realização dom ESMAD citando o evento como um momento de reconhecimento à crescente importância que vem assumindo o administrador na nova conjuntura empresarial.
Cardoso traçou um histórico da profissão no Brasil e no mundo, revelando que "pesquisa aponta que em 1950 já existiam cerca de 1500 escolas de Administração nos Estados Unidos e nenhuma em todo o resto do mundo, nem ao menos na Europa". Ele atribui a isto o fato de os Estados Unidos serem hoje, inegavelmente esta grande potencia mundial, independente dos erros e acertos de seus governantes. "No meu entender, o ensino da administração foi o grande responsável por despertar nos americanos o gosto pela gestão, o espírito empreendedor", opinou Cardoso.
Ele afirmou também que, atualmente no Brasil exisem cerca de 1700 instituições de ensino superior dedicados ao ensino da Administração e cerca de 2300 cursos. "São 600 mil alunos cursando administração, nas mais diversas áreas, número que corresponde a 15% do total de universitários do país", revelou o presidente do CFA. Cardoso terminou seu pronunciamento, destacando a frase que consta no rodapé do painel: "Em com a frase: "Em 1965, a profissão de administrado foi reconhecida por lei; hoje ela é reconhecida por todos".
Saúde
A orientação é para que os moradores antecipem suas demandas de saúde e medicação
Esporte
Um total de 435 atletas foram beneficiados na categoria Pódio, um aumento de 39,4% em relação ao período anterior
Voltar ao topo