X
Meio Ambiente

Clima: MS integra aliança de governadores pelo cumprimento do Acordo de Paris

Secretários de Meio Ambiente de 18 estados participaram de reunião

Divulgação

Secretários de Meio Ambiente de 18 estados participaram de reunião virtual na tarde desta quinta-feira (10) para buscar estabelecer uma agenda mínima de atuação visando o cumprimento das metas do Acordo do Clima de Paris. Mato Grosso do Sul é signatário da Carta do Clima e o governador Reinaldo Azambuja integra o Conselho de Governadores pelo Clima (CGC), organismo criado em outubro passado para integrar as políticas ambientais, sobretudo em relação à redução de poluentes na atmosfera.

O secretário da Semagro, Jaime Verruck, e o secretário adjunto Ricardo Senna, participaram dessa primeira reunião que serviu para instituir a Secretaria Executiva do Conselho. Também foi apresentada uma proposta de estrutura de governança para, a partir daí, alinhar as agendas ambientais em desenvolvimento nas unidades signatárias da aliança.

“Acreditamos que a agenda de sustentabilidade é uma agenda positiva de retomada econômica. Mato Grosso do Sul já tem seu programa Estado Carbono Neutro, que tem meta de fazer a mitigação dos gases do efeito estufa e também buscar essa redução nas atividades econômicas. Portanto, já temos uma linha estratégica e a adesão a essa aliança é para que possamos conseguir apoio estrutural para que possamos avançar nesse sentido. É um passo importante que Mato Grosso do Sul dá nessa linha estratégica, uma agenda positiva, possível, que pode trazer grandes ganhos de mercado à economia sul-mato-grossense”, disse Verruck.

Senna sugeriu que o Conselho busque alternativas de fontes de recursos para implementar medidas importantes para melhorar a qualidade do ar. “Temos o Programa de Pagamento de Serviços Ambientais que é um instrumento jurídico rico, porém sem fonte de recursos. Acredito que seria uma excelente iniciativa do Conselho buscar esses recursos, até para mostrar aos governadores que é viável economicamente investir na área ambiental”, disse.

Como todos os secretários que integram o Conselho – representando os respectivos governadores – também pertencem à Abema (Associação Brasileira de Entidades do Meio Ambiente), ficou decidido que, primeiramente, será feito um alinhamento das agendas das duas entidades, que têm propósitos similares nessa questão do clima, e depois se avançará para uma definição de modelo de governança.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Saúde

Hospital Regional de MS lança 'Dia D' de cadastro de doadores de medula óssea

Servidores, acadêmicos, estagiários, residentes, funcionários terceirizados e instituições parceiras estão sendo convidados a participar dessa importante iniciativa que pode salvar vidas

Pantanal

Combate aos incêndios no Pantanal tem reforço de bombeiros do PR e GO

Operação Pantanal 2024 completa 114 dias nesta quarta-feira

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo