O Sindicato dos Comerciários de Dourados (Secod) entregou ontem às entidades patronais a proposta de negociação salarial com índice de reajuste anual de 20%. O percentual foi tirado em assembléia realizada na noite de sexta-feira passada. A minuta contém 69 cláusulas.
A proposta foi oficializada ontem aos dois sindicatos do Comércio Atacadista e Varejista e das Empresas Concessionárias de Veículos Automotores de Mato Grosso do Sul. O objetivo é que a primeira rodada de negociações seja feita ainda em setembro. A data-base é novembro.
O presidente do Secod, Pedro Lima, disse que a classe patronal pode considerar alto o índice de 20%, mas lembrou que a Federação dos Comerciários está pedindo 12%. Citou que nos últimos anos houve apenas a reposição da inflação e agora a categoria quer aumento real.
A proposta de acordo coletivo prevê ainda uma licença maternidade de 150 dias e hora-extra de 100% - hoje é de 60%, para forçar os comerciantes a fazerem mais contratações de comerciários, evitando longas jornadas de trabalho, inclusive aos domingos.
Clima
A temperatura mínima prevista é de 22ºC, enquanto a máxima pode chegar aos 31ºC
Pesca desportiva
A atitude consciente também foi destaque: o jaú foi devolvido ao rio em apenas 50 segundos, reforçando o respeito à natureza
Voltar ao topo