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Comércio eletrônico cresce 22% em Mato Grosso do Sul

O 16º relatório nacional Web Shoppers, divulgado esta semana, confirma o índice de 22% de crescimento do comércio eletrônico no Mato Grosso do Sul em um intervalo de 12 meses. Dos R$ 18,9 milhões registrados no primeiro semestre de 2006, o volume de vendas subiu para R$ 23,1 milhões no mesmo período deste ano. O documento revela ainda que o valor médio de cada compra efetuada pela Internet (tíquete médio) no Mato Grosso do Sul (R$ 302,00) é superior à média brasileira (R$ 296,00).


Os dados foram obtidos pela Master Case Digital Business junto ao Grupo de Pesquisas E-bit, responsável pela emissão do Web Shoppers, que na verdade é um raio-x semestral do comércio eletrônico brasileiro. O relatório analisa a evolução da atividade, aponta as alterações de comportamento e mudanças nos e-consumidores e faz diagnóstico de pontos ainda a serem desenvolvidos. Os dados preliminares foram divulgados em julho e agora são depurados e oficializados com o relatório semestral.


"Os números, a cada ano, estão mostrando que há um significativo aumento, sistemático e gradual, no volume de negócios através da Internet em todo o Mato Grosso do Sul; e isso atesta a nossa inserção definitiva no mundo virtual", salienta o empresário Wilson Bento, diretor da Master Case, que monitora pessoalmente os dados regionais e nacionais do Web Shoppers para aplicá-los à atividade de sua empresa.


Os resultados do 16º Web Shoppers foram extraídos a partir da aplicação de mais de 500 mil questionários a consumidores de aproximadamente 1.000 lojas virtuais no período de janeiro a junho de 2007. Os números não computam vendas de passagens aéreas, negócios em plataformas de leilões virtuais (ponto forte da atividade pecuária no MS) e comércio de automóveis.


Em nível nacional, o salto foi muito mais significativo. O volume de vendas subiu de R$ 1,7 bilhão para R$ 2,6 bilhões, uma evolução de 49% em relação ao primeiro semestre de 2006. As vendas de janeiro a julho deste ano já superaram todo o volume comercializado em 2005. Os produtos mais vendidos foram livros (17%), informática (13%) e eletrônicos (10%).


Dia das Mães é destaque


O relatório apontou o Dia das Mães como a data campeã em vendas pela Internet nos primeiros seis meses deste ano. No período de 29 de abril a 09 de maio, foi registrado um faturamento de R$ 287 milhões, 63% superior ao do ano passado e representando 11% de todos os negócios do semestre. Neste período foram registrados 944 mil pedidos.


"O Dia das Mães foi o termômetro de maior impacto nesta pesquisa; imagine então os números que teremos para o Natal deste ano", comenta Wilson Bento. O empresário também garante que a cada dia que passa novos negócios estão se instalando na rede mundial de computadores: "pelo menos nos mercados de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde mais atuamos, a cada dia novas organizações solicitam a criação de plataformas comerciais na Internet; por isso acho que fecharemos o ano com um ótimo desempenho e um grande índice de crescimento".


É também a previsão que faz o 16º Web Shoppers. O relatório trabalha com a expectativa de o comércio eletrônico brasileiro fechar o ano com um volume de vendas da ordem de R$ 6,4 bilhões, o que representaria um crescimento nominal de 45% em relação ao volume registrado em 2006 (4,4 bilhões).

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