21 de junho de 2021
Anuncie Aqui
-->
Geral

Como cobrar por um serviço de tradução?

27 NOV 2020 - 16h55min
Da Redação
Muitos tradutores fazem a pergunta do título do artigo, principalmente aqueles que são novatos na profissão. Até porque, na hora de precificar o serviço, fica complicado saber qual o valor final correto. Mas saiba que existem diversas questões a serem levantadas na hora de fechar negócio.
 
Para contextualizar, um tradutor tem como principal trabalho realizar a proeza de fazer uma mesma mensagem ser entendida por pessoas de diversas nacionalidades, independentemente do seu idioma materno. Lembrando que neste artigo estamos excluindo os tradutores juramentados e certificados.
 
Nossa intenção é auxiliar aqueles que trabalhavam de forma autônoma e precisam dessa ajuda para não cobrar um valor injusto. Para somar a toda essa complicação, não podemos nos esquecer das famosas taxas cobradas durante a realização do trabalho.
 
Uma das principais é a taxa de urgência. Essa, pode ser posta como uma remuneração extra por um esforço extra, necessário para entregar o serviço no prazo desejado pelo cliente. Além da somatório no caso da língua a ser traduzida em questão.
 
Veja como chegar ao preço ideal
 
Apesar de todo esse processo não ser fácil, não é impossível. Existem macetes para chegar ao valor final de custo de serviços de tradução. O primeiro é analisar pela quantidade de palavras. Isso mesmo! As palavras podem determinar o preço final, pois, quanto mais palavras, maior será o tempo gasto para traduzir.
 
Existem alguns órgãos que já determinam esse valor, como é o caso do 
Sindicato Nacional dos Tradutores. Ao entrar na página “Valores de referência”, você consegue conferir quais são os itens que levam até o preço final - além de outras particularidades.
 
Outro ponto a ser levado em conta é o seu tempo de profissão. Tradutores com mais experiência devem cobrar um pouco a mais, principalmente pela facilidade e rapidez na hora de realizar o ofício. 
 
Saber a dificuldade da língua é mais uma questão. Temos conhecimento que em um mundo globalizado é muito mais fácil encontrar um tradutor da língua inglesa. Mas outros idiomas, como alemão, é bem complicado. De acordo com a dificuldade da língua, o preço final pode ser 30% a mais. Por isso, é preciso fazer uma pesquisa para encontrar uma boa agência, que ofereça preços justos para tradução, como a Protranslate.
 
Por fim, não deixe de conferir qual o tipo de mídia a ser traduzido e também qual tipo de tradução (tradução, tradução literária, versão, versão literária e versão dupla (de um idioma estrangeiro para outro idioma estrangeiro). Voltando às mídias, aqueles que são audiovisuais também elevam o valor, pois além da tradução, o profissional deverá escutar e transcrever as palavras - nesse caso, quando as legendas não são oferecidas.

Campanha Drogaria Aquidauana Institucional - 12
 

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

Faleceu na sexta-feira o estimado Corumbá

2
Aquidauana

Falece Dr. Roberto Trindade, vítima de Covid-19

3
Geral

Jovem de 24 anos morre em acidente depois de ser arremessado de veículo

4
Aquidauana

Jandira Trindade torna-se imortal na Academia Feminina de Letras e Artes de MS

Informe Publicitário

Informe

Carne Angus certificada é na Atlântico Supermercados

Previsão do Tempo

min15 max29

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min15 max29

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,20m
Miranda
3,39m
Paraguai
1,56m

Colunas e Blogs

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: OS MEUS, OS SEUS E OS NOSSOS

Valdemir Gomes

Como...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

PARTE XIX:AUTOESTIMA FEMININA: FORTIFICÁ-LA!

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Escolas Estaduais

Escola Estadual Dóris Mendes Trindade

M.Guerreiro, s/n - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 1087
Moto Táxi

Moto Táxi Aquidauana

Rua 7 de Setembro, s/nº Centro - Ponto de referência: Frente ao Mercado Ce - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-5341
Óticas

Ótica e Relojoaria Zenith

Rua Estevão Alves Corrêa, 568 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo