12 de junho de 2021
Anuncie Aqui
-->
Balanço

Consultoria Legislativa de Mato Grosso do Sul realizou mais de 5,5 mil atos em 2020

24 DEZ 2020 - 18h00min
Governo do MS

A Consultoria Legislativa do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul realizou 5.538 atos de janeiro a dezembro de 2020. O ano que ficará marcado na história mundial pelas dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19, deixa o legado positivo para o Estado com a produtividade da Conleg.

Atlantico Super Center - Fim de Semana - Tricard - 12 e 13 de Junho_2

A interlocução entre os poderes legislativo e executivo está entre os destaques do trabalho desenvolvido durante o ano e que teve como consequência o menor número de vetos dos últimos 19 anos. Apenas 5 projetos de autoria dos parlamentares foram vetados pelo governador Reinaldo Azambuja.

“Isso é fruto de um trabalho realizado entre a Conleg e os gabinetes dos deputados desde o nascedouro do projeto. Se a matéria é de educação, assim que ela é distribuída, automaticamente, já passa a fazer a interlocução entre a educação e o gabinete do parlamentar. Isso gera eventuais emendas ao projeto, para que quando ele for aprovado, ele chegue a ponto de ter a sanção do governador e não o veto”, explica a procuradora responsável pela Consultoria Legislativa, Ana Carolina Ali Garcia.

Em ano de pandemia, a Conleg teve atuação fundamental na busca e desenvolvimento de normativas para o enfrentamento a Covid-19, e contabiliza a inserção de 469 normas no site www.coronavirus.ms.gov.br.

“Houve um acréscimo de demanda e necessidade de normatizar uma situação nova e os reflexos dela. Então cada dia a gente foi entrando um pouquinho mais e apendendo. Mantivemos uma interlocução diária com a Secretaria de Saúde para essa construção. No início houve um foco disso, depois entendemos a necessidade de caminhar, a economia era importante para a gente manter o Estado ativo, e aí nós fomos dosando isso, equilibrando e retomando as outras demandas que caminharam mesmo num ano tão atípico”.

O balanço da Conleg conta ainda com, 58 mensagens de Projeto de Lei do Executivo, 128 Leis Ordinárias, 6 Leis Complementares, 225 Decretos Normativos, 253 Decretos Especiais e de Pessoal, 495 Ofícios do Governador, 670 Despachos o Governador, 2.056 Ofícios Conleg e Segov, 660 respostas de indicação e requerimento à Assembleia Legislativa, 71 CI´s Conleg, 138 Decisões do Governador em Processos Administrativos, e 304 despachos da Secretaria de Governo e Gestão Estratégica.

O trabalho da Conleg está persente em cada setor do Estado através de normatizações que ocorrem por meio de decretos, leis ordinárias, leis complementares e no auxílio aos gestores em portarias e resoluções. “Esse emaranhado de normas com o olhar da Consultoria para cada setor, esse é um trabalho que eu destaco da presença da Conleg em cada órgão e entidade da administração estadual”.

O próximo ano chega com um novo desafio para toda equipe. “O projeto para 2021 é melhorar o sistema normativo do Estado. Nós encerramos o ano com a aprovação da Lei de Liberdade Econômica em conjunto com a Semagro. Essa lei que permite desburocratizar para o empresário e para quem está no setor, passa necessariamente pela melhoria das normas. Então simplificar o sistema será o desafio do próximo ano”, afirma Ana Carolina.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Entretenimento

Faustão é internado às pressas, Tiago Leifert apresentará o Domingão e Boninho se manifesta

2
Aquidauana

Falece o segurança Marcos Paulino, o Marcão

3
Geral

Motorista entra na contramão e causa acidente no bairro Alto

4
Geral

Com novas doses da Astrazeneca, Aquidauana continua vacinação contra covid

Informe Publicitário

Informe

Selenita Semijoias tem o presente perfeito e sorteio de Dia dos Namorados

Previsão do Tempo

min15 max26

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min15 max26

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,05m
Miranda
1,88m
Paraguai
1,49m

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

AUTOESTIMA FEMININA: FORTIFICÁ-LA!

Valdemir Gomes

Já...

Rosildo Barcellos

A Retomada de Corumbá

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Clubes

Clube do Laço Pantaneiro

Rod Aquidauana-Cera Km 07, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2170
Auto Elétrica/Oficinas

Auto elétrica Centro Aquidauana

Assis Ribeiro, 506 Bairro Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 5932
Médicos

Sandra M. A. Zurutuza - Pediatra

Manoel Antonio Paes de Barros, 606 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3783
Ver Mais
Supermercado Seriema - 12 de Junho_01
2
Entre em nosso grupo