Será mantido o custo de R$ 1,343 a cada 100kWh consumidos a partir de 1.º de fevereiro
Conta Energisa / Reprodução
A bandeira tarifária da energia elétrica no brasil, segue em fevereiro com o custo de R$ 1,34 para cada 100kWh, na bandeira amarela.
Isso porque o mês de fevereiro é um mês característico de muita umidade nas principais bacias do Sistema Interligado Nacional (SIN). Os reservatórios estão enchendo devido ao volume de chuvas atípicos da estação.
A combinação de reservatórios baixos com a perspectiva de chuvas abaixo da média histórica sinaliza patamar desfavorável de produção de energia pelas hidrelétricas, pressionando os custos relacionados ao risco hidrológico (GSF).
A conciliação da geração esperada das hidrelétricas com o preço da energia no mercado de curto prazo (PLD) levou à caracterização do patamar amarelo para o acionamento das Bandeiras. O PLD e o GSF são as duas variáveis que determinam a cor da bandeira a ser acionada.
O Sistema de Bandeiras Tarifárias foi criado pela ANEEL como um meio de sinaliza custo de energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica. O funcionamento das bandeiras tarifárias é simples: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração.
As contas de energia ficaram mais transparente para o consumidor devido as bandeiras, assim o usuário tem a melhor informação, para usar a energia elétrica de forma mais eficiente, sem desperdícios.
Com a manutenção do acionamento da bandeira amarela é importante reforçar ações relacionadas ao uso consciente e ao combate ao desperdício de energia.
Saúde
A orientação é para que os moradores antecipem suas demandas de saúde e medicação
Esporte
Um total de 435 atletas foram beneficiados na categoria Pódio, um aumento de 39,4% em relação ao período anterior
Voltar ao topo