X
Economia

Conta de energia elétrica segue na bandeira amarela em fevereiro

Será mantido o custo de R$ 1,343 a cada 100kWh consumidos a partir de 1.º de fevereiro

Conta Energisa / Reprodução

A bandeira tarifária da energia elétrica no brasil, segue em fevereiro com o custo de R$ 1,34 para cada 100kWh, na bandeira amarela. 

Isso porque o mês de fevereiro é um mês característico de muita umidade nas principais bacias do Sistema Interligado Nacional (SIN). Os reservatórios estão enchendo devido ao volume de chuvas atípicos da estação.

A combinação de reservatórios baixos com a perspectiva de chuvas abaixo da média histórica sinaliza patamar desfavorável de produção de energia pelas hidrelétricas, pressionando os custos relacionados ao risco hidrológico (GSF).

A conciliação da geração esperada das hidrelétricas com o preço da energia no mercado de curto prazo (PLD) levou à caracterização do patamar amarelo para o acionamento das Bandeiras. O PLD e o GSF são as duas variáveis que determinam a cor da bandeira a ser acionada.

O Sistema de Bandeiras Tarifárias foi criado pela ANEEL como um meio de sinaliza custo de energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica. O funcionamento das bandeiras tarifárias é simples: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração.

As contas de energia ficaram mais transparente para o consumidor devido as bandeiras, assim o usuário tem a melhor informação, para usar a energia elétrica de forma mais eficiente, sem desperdícios.

Com a manutenção do acionamento da bandeira amarela é importante reforçar ações relacionadas ao uso consciente e ao combate ao desperdício de energia. 

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Saúde

Não é só gotinha: entenda como funciona a vacinação contra a pólio

Atualmente, as três primeiras doses da vacina são injetáveis

Policial

PRF inaugura nova Unidade Operacional em Ribas do Rio Pardo

A estrutura possui, além das salas e equipamentos necessários para a atividade policial, uma sala de integração para operações com outras instituições

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo