O Governo do Estado decretou hoje situação de emergência do município de Corguinho, distante 217 km de Aquidauana. Segundo informações do Diário Oficial do Estado (DOE) de hoje, a cidade foi gravemente afetada pelas fortes chuvas ocorridas no último dia 16 de fevereiro.
Ainda de acordo com o DOE, consta do Laudo Meteorológico da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (SEMAGRO), ocasionou a formação de uma “supercélula”, que é uma tempestade de forma localizada, que atingiu o percentual de 60,0 milímetros, causando diversos danos, com prejuízos que ultrapassaram a capacidade de resposta do município afetado.
As fortes chuvas causaram danos em pontes e estradas prejudicando o escoamento da produção de leite, carnes, produtos da agricultura familiar de comunidades quilombolas e também prejuízos ao turismo.
Por meio do decreto, o governador Reinaldo Azambuja reconhece a situação de emergência e permite a dispensa de licitação para contratos de aquisição de bens necessários as atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a recuperação da cidade, desde que sejam concluídas no prazo de 180 dias.