X

A influência das crianças nos gastos da família brasileira é cada vez maior. Uma pesquisa realizada em seis países da América Latina, incluindo o Brasil, mostra que em mais metade das casas os filhos dão palpite em tudo, noticiou o G1.


O estudo constatou que de 2005 para 2006 subiu de 42% para 52% a interferência das crianças nas compras da família. E não só nos produtos infantis. "Os pais viraram reféns. Não existe a restrição, não existe a limitação. Está tudo tão aberto que ela pode desejar ter objetos de consumo adulto porque não tem restrição", fala a pesquisadora Ivani Rossi.


Conversar abertamente sobre dinheiro é o primeiro passo para que as crianças aprendam a ser consumidoras conscientes, segundo os educadores, embora no dia-a-dia esse comportamento seja cada vez mais raro.


Na casa de Daniela Negrão, tudo tem limite. E os filhos não reclamam: aprenderam que saber esperar para ganhar o que se quer faz parte de um aprendizado maior que qualquer shopping center. "Os pais às vezes tiram de onde eles não têm para poder fazer o que o filho está pedindo. E a criança acaba que não dá tanto valor para as coisas que têm, porque vêm tudo muito fácil", acredita Daniela.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Saúde

MS registra 204 casos confirmados de dengue

Nos últimos 14 dias, Selvíria registrou alta incidência de casos confirmados

Aquidauana

Idoso fica preso em árvore ao tentar fazer poda em Aquidauana

Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2025 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo