21 de junho de 2021
Anuncie Aqui
-->
Geral

Cultura da cana-de-açúcar recebe atenção da pesquisa

28 ABR 2008 - 14h15min
sato comunicação

Com um cenário promissor, a cultura da cana-de-açúcar recebe cuidados de vários segmentos da sociedade, entre eles, a pesquisa agropecuária. Em Mato Grosso do Sul, há onze usinas implantadas, produzindo 1,5 tonelada de açúcar e 659 milhões de litros de álcool, em 184 mil hectares. Considerando as que estão em fase de implantação, serão 31 usinas em 900 mil hectares cultivados com cana-de-açúcar, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Produção, Desenvolvimento Agrário e Turismo. Se todos os projetos de consultas forem formalizados a área salta para 1.470 mil hectares com cana-de-açúcar em Mato Grosso do Sul.

Padaria e Mercearia Dois Irmãos - Institucional - Junho21 - 02

Diante de tais perspectivas a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, ao lado de parceiros, como a Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroalcooleiro - RIDESA, pretende desenvolver estudos com a cultura em diversas áreas. Em Mato Grosso do Sul, a Embrapa Agropecuária Oeste, situada em Dourados-MS, deverá estudar sistemas de produção, objetivando a sustentabilidade da cultura no Estado.


Os trabalhos serão executados em conjunto com a Ridesa. A Rede é formada por dez universidades federais, que através do desenvolvimento de pesquisas, visa a melhoria da produtividade do setor. Seu foco maior é o melhoramento genético, onde já foram lançadas 67 variedades RB, frutos do banco de germoplasma, composto por 2.550 materiais. "Nosso desafio é obter, cada vez mais, variedades com qualidade e especificidade", revela o professor da Universidade Federal de Alagoas e membro da Rede, Geraldo Veríssimo, que esteve em Dourados, MS, durante no período de 21 a 24 de abril.


O professor Geraldo veio a Dourados, a convite da Embrapa Agropecuária Oeste, quando teve a oportunidade de conhecer alguns dos empreendimentos que estão sendo implantados no Estado e também para proferir seminários para pesquisadores e técnicos envolvidos com a atividade sucroalcooleira em MS.


Ele explica que desde sua criação, o convênio já conseguiu, além do lançamento das cultivares, semeadas em todas as regiões produtoras de cana-de-açúcar, apresentar tecnologias como "a introdução de controle biológico, o aproveitamento de resíduos da produção de álcool e açúcar, o desenvolvimento de álcool etílico não corrosivo, a seleção de leveduras melhoradas para uma maior eficiência da fermentação alcoólica e a calibração de abudação de macro e micronutrientes em diversas regiões do Brasil, mas os estudos podem avançar bem mais. Há necessidade de maior interação entre as áreas para as pesquisas. Temos carência nos segmentos de fisiologia vegetal, fitossanidade, nutrição e adubação, irrigação e mecanização".


Assim, a Embrapa, como responsável pelo Programa Nacional de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Etanol, em companhia de parceiros como a Ridesa e outros, têm de 2008 a 2012 muito trabalho pela frente.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Relojeiro do Mercadão, Wilson morre em Aquidauana por complicações da covid-19

2
Aquidauana

Letalidade da covid em Aquidauana e Anastácio é maior que média estadual

3
Geral

Mega-Sena: um apostador ganha o prêmio de R$ 7 milhões

4
Policial

Motorista perde controle da direção e carro capota na BR-060

Informe Publicitário

Informe

View Energy garante economia de até 95% na sua conta de luz!

Previsão do Tempo

min14 max29

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min14 max29

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,20m
Miranda
3,39m
Paraguai
1,56m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Adeus...

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: OS MEUS, OS SEUS E OS NOSSOS

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

PARTE XIX:AUTOESTIMA FEMININA: FORTIFICÁ-LA!

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Escolas de Línguas

Escola Inglês e Espanhol - CCAA

Rua 7 de setembro, 1225 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 5699
Escolas de Línguas

Escola Inglês e Espanhol - PBF

Rua 15 de Agosto, 114 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 4633
Supermercados

Supermercado Princesa 1

Sete de Setembro, 1750 Bairro Guanandy - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2083
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo