A produção florestal aumentou o número de vagas geradas no primeiro trimestre de 2022. Ao todo, foram criadas 1075 novas vagas de emprego no período, segundo números do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).
Com o objetivo de capacitar profissionais para atender a demanda deste mercado, o Curso Técnico em Florestas do Senar Mato Grosso do Sul possui conteúdos como produção, controle, mecanização e planejamento florestal, para ensinar a planejar, executar e produzir em todas as fases da cadeia produtiva.
As duas primeiras turmas do curso tiveram início em abril, sob a coordenação do Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte, nos períodos vespertino e noturno. São 40 aluno matriculados, que irão cumprir a jornada de 1300 horas, em cinco módulos.
“Ao término da capacitação, o técnico estará habilitado para realizar planejamento, executar e controlar os processos e as atividades florestais, considerando a legislação técnica e segurança do trabalho, do meio ambiente e de responsabilidade social”, explica a analista educacional, Vanuza Matos, no site da FAMASUL.
Segundo o Catálogo Nacional dos Cursos Técnico, os profissionais poderão atuar em empresas públicas e privadas do setor ambiental e florestal, além de instituições de assistência técnica, extensão rural, pesquisa, análise, experimentação, ensaio e divulgação técnica, além de propriedades rurais, agências de defesa ambiental, cooperativas, associações e parques.