13 de junho de 2021
Anuncie Aqui
-->
Geral

Custos de produção da pecuária leiteira serão objeto de estudo em MS

23 ABR 2008 - 10h08min
sato comunicação

Levantar custos de produção da pecuária de leite em Mato Grosso do Sul é a proposta dos painéis que serão realizados em alguns municípios do estado, por iniciativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em parceria com o CEPEA Esalq/USP (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo).

Campanha Drogaria Aquidauana Institucional - 12

A exemplo do que já foi feito com a pecuária de corte e com a agricultura, a intenção dos painéis é criar uma ferramenta de gestão adequada à realidade da atividade leiteira no estado. "A partir desses levantamentos, os produtores que se dedicam à pecuária de leite terão subsídios importantes para auxiliá-los no gerenciamento de suas propriedades", avalia a Assessora de economia da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (FAMASUL ), Adriana Mascarenhas, que participa dos painéis como representante da Federação.


Segundo Adriana, os painéis serão realizados nos municípios sul-mato-grossenses de Gloria de Dourados, Campo Grande e Camapuã, nos dias 6, 7 e 8 de maio, respectivamente. Ela informa também que a iniciativa se estenderá por diversos estados brasileiros onde a pecuária leiteira se destaca como atividade econômica. "Mensalmente serão elaborados boletins que deverão ser disponibilizados no site da FAMASUL, e em outros de outras federações de modo que todos tenham acesso às informações", acrescenta.


Cenário
A assessora da FAMASUL lembra ainda que embora o cenário para a atividade leiteira seja promissor, com as boas perspectivas de aumento das exportações e do consumo interno, é preciso atenção, uma vez que a produção de leite, no país, de um modo geral, vem crescendo em ritmo bem mais acelerado que a demanda. "Essa é uma das atuais preocupações do setor nacional da pecu ária leiteira. A outra diz respeito ao significativo aumento! dos cus tos de produção da atividade", destaca Adriana, reforçando com esse argumento a importância do trabalho a que se propõe a CNA e o CEPEA, através da realização dos citados painéis.


Em relação ao aumento dos custos de produção Adriana lembra que, um fator que contribuiu para tal, foi o preço do sal mineral, insumo de fundamental importância para a produtividade do rebanho leiteiro e que praticamente dobrou desde novembro de 2007, passando de R$25,00 para R$ 50,00, segundo dados divulgados pela CNA. A razão desse aumento está relacionada diretamente à elevação do preço do fosfato bicálcico. "Associado ao ácido fosfórico, o fosfato bicálcico é responsável por cerca de 60% do preço do sal mineral. Por esse motivo a Comissão da Pecuária de Leite da CNA solicitou à Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) que inclua os dois produtos na lista de exceção da Tarifa Externa Comum (TEC) do Mercosul, com alíquota zero. "Reduzir a tributação sobre esses produtos seria uma maneira de diminuir o impacto deles nos custos da nutrição animal", concluiu Adriana.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Casal "ungido", Humberto passou de quase missionário a esposo quando coração bateu forte por Erika

2
Geral

Novas medidas para conter aglomerações e o avanço da covid já estão valendo em Aquidauana

3
Aquidauana

Lutando contra câncer cerebral, menino faz rifa na expectativa de vencer batalha nada fácil

4
Geral

Caminhão carregado com mandioca tomba na Estrada Parque de Piraputanga

Informe Publicitário

Informe

Selenita Semijoias tem o presente perfeito e sorteio de Dia dos Namorados

Previsão do Tempo

min14 max28

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min14 max28

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,05m
Miranda
1,88m
Paraguai
1,49m

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

PARTE XIII: AUTOESTIMA FEMININA: FORTIFICÁ-LA!

Valdemir Gomes

Todo...

Rosildo Barcellos

A Retomada de Corumbá

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Pizzarias

Pizza 10 +

Rua: Teodoro Rondon, 386 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS 3241-1010
Ponto de Táxi

Ponto de Táxi Nº 3

Rua Teodoro Rondon, s/n - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2230
Escolas Particulares

Escola Dom Aquino

Rua Marechal Mallet, 2000 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 4799
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo