De carro popular a item de colecionador, o fusca deixou de ser um simples automóvel para ser um objeto de desejo. Fabricado no Brasil há 17 anos e há 79 no mundo, o carro que foi desenvolvido para enfrentar a guerra virou o queridinho dos brasileiros e de muitos estrangeiros por aí. Hoje um fusca antigo, conservadão e original pode custar o preço de um carro novo ou até mais.
O amor pelo carro mais antigo, fabricado no país, fez com diversos apaixonados formassem clubes apenas para quem tem um fusquinha na garagem. Em Campo Grande, a Confraria dos Apaixonados por Fusca, faz questão de demonstrar o carinho pelo carro. No último dia 22, data que foi comemorada o Dia Mundial do Fusca, a Confraria organizou uma exposição e fusqueata pela cidade.
Na exposição havia modelos clássicos e customizados. Entre eles, antigas viaturas caracterizadas das polícias Civil e Militar e um dos primeiros modelos fabricados em 1950. O último modelo fabricado no mundo, de 2003, do México, também compôs os 14 carros que estavam expostos na Praça Central do Norte Sul Plaza e corredores.
Os colecionadores, como de praxe, se reuniram nos altos da Avenida Afonso Pena, fizeram uma parada obrigatória no estacionamento do Norte Sul Plaza e seguiram até a Base Aérea no dia dos Portões Abertos. A fusqueata chamou a atenção por onde passou.
?Quem não tem uma história com o fusca. É o carro, de fabricação brasileira, mais antigo do país. Ele foi desenvolvido para atender a demanda popular e caiu no gosto do povo brasileiro?, afirma Jefferson Marques, presidente da Confraria dos Apaixonados por Fusca.
Dia Mundial do Fusca
O Dia Mundial do Fusca foi instituído em 22 de junho de 1995, durante o Acordo Internacional de BAD CAMBERG. Mas, em 22 de Junho de 1934, foi assinado o contrato entre a Associação Nacional da Indústria Automobilista Alemã e o Dr. Ferdinand Porsche (criador do Fusca) para que ele desenvolvesse o Volkswagen (Carro do Povo), de onde surgiu o primeiro protótipo.