X
Justiça

Defensoria encontra erro em inventário e garante restituição de R$ 11,3 mil

A assistida fez o pagamento do Imposto ITCD sobre um bem imóvel isento

Divulgação

A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, por meio do Núcleo da Família e Sucessões (Nufam), garantiu o direito à compensação/restituição de R$ 11.353,16 a uma assistida de Campo Grande após pagamento indevido em processo de inventário.

A assistida procurou a Defensoria Pública em 2021, devido a um processo de inventário aberto por um profissional privado. Em princípio, o caso foi analisado pelo defensor público Daniel Provenzano e servidora Julia Pontel, que constataram um pagamento indevido de um dos impostos.

“A assistida fez o pagamento do Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCD) sobre um bem imóvel isento. Além disso, os numerários foram declarados em valor superior do registro bancário”, explica.

O Defensor então retificou os valores informados e a coordenador do Nufam, defensor público Carlos Bariani, por meio do setor de ITCD no cartório de sucessões, propôs recurso administrativo contra a cobrança a maior do imposto.

“O que retornou deferido em favor aos sujeitos passivos da obrigação tributária, no caso, a assistida que também é herdeira no processo de inventário”, destacou o coordenador.

Além da qualificação técnica de servidores e servidoras que atuam no setor de ITCD, o resultado é fruto de trabalho em equipe.

“Um trabalho entre cartório de sucessões, defensor e assessoria da vara responsável e coordenação do núcleo, o que garante ainda mais qualidade no atendimento dos assistidos, preservando seus direitos de forma efetiva”, pontua a servidora Julia Pontel.

Trabalho em rede - Devido à qualificação do setor específico, a coordenação do Nufam firmou parceria com diversas Defensorias do interior do Estado. As comarcas, então, encaminham os processos de inventário para o setor de ITCD do Nufam de Campo Grande, o qual é o responsável por todo o trâmite na apuração do imposto, análise de documentação e recursos administrativos.

O Nufam em Campo Grande recebe solicitações de preenchimento das guias das comarcas de:

Água clara
Bataguassu
Brasilândia
Deodápolis
Dourados
Naviraí
Sidrolândia
Terenos
Anaurilândia
Aquidauana
Bandeirantes
Batayporã
Chapadão do sul
Corumbá
Dois irmãos do buriti
Eldorado
Itaporã
Itaquirai
Maracaju
Nova Andradrina
Paranaiba

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Idoso é vítima de estelionato em Anastácio

Vítima recebeu ligação de falso gerente de banco

Emprego

FAB abre processo seletivo de cabos temporários para trabalhar no RS

São 224 vagas de nível fundamental

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo