X
Serviços

Defensoria reforça atendimento da Casa da Mulher em Jardim

Unidade assegura direitos das mulheres

Equipe da Defensoria / Divulgação

A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul agora está presente na Casa da Mulher Jardinense, um espaço inaugurado pela Prefeitura de Jardim para oferecer apoio a mulheres vítimas de violência de gênero. Essa iniciativa, lançada em 2022, se destaca como um projeto pioneiro no Brasil, sendo a única instalação desse tipo gerida por uma administração municipal, conforme informações divulgadas pela própria prefeitura.

Segundo Andréa Pereira Nardon, coordenadora da 5ª Regional da Defensoria, a Casa integra a Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM) e um núcleo psicossocial, que oferecem serviços como acolhimento, psicoterapia e acompanhamento social para mulheres em situações de vulnerabilidade. A inclusão da Defensoria Pública no local visa fortalecer a rede de apoio às vítimas, com atendimentos focados em questões jurídicas, como divórcios, pensões alimentícias, guarda de filhos e dissolução de união estável.

A defensora ressalta que a decisão de integrar os serviços da Defensoria na Casa da Mulher Jardinense foi impulsionada pela necessidade de aproximar o suporte jurídico das mulheres em momentos de fragilidade emocional e física. “A presença da instituição é crucial para oferecer um atendimento especial e acolhedor”, destaca.

Ana Cláudia Serra Pleutim, coordenadora da Casa, informa que o espaço atende mulheres com mais de 18 anos que sofreram violência de gênero, podendo buscar ajuda tanto espontaneamente quanto por encaminhamentos de outros órgãos de proteção. O ambiente é acolhedor e permite que as mulheres recebam suporte psicológico contínuo e acompanhamento social, sem a obrigatoriedade de registrar um boletim de ocorrência.

“Muitas mulheres chegam com boletins de ocorrência, mas algumas preferem apenas o atendimento psicossocial”, explica Ana Cláudia.

Além dos serviços de apoio psicossocial e jurídico, a Casa também tem se empenhado em promover a autonomia financeira das mulheres assistidas, oferecendo cursos profissionalizantes. Em 2023, algumas participantes tiveram a oportunidade de se inscrever em um cursinho preparatório para o ENCEJA.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Saúde

Brasil pode retomar exportações de carne de frango em 28 dias

Informação é do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro

Esportes

Aquidauana brilha nos Jogos Escolares de MS

Judô e ciclismo garantem medalhas e vagas para o nacional

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2025 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo