As instituições financeiras têm até o dia 28 de setembro para começar a operar os descontos nas parcelas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), autorizados na última semana pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). A informação é do diretor do departamento de Proteção da Produção Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário, João Luiz Guadagnin.
"Os bancos estão ajustando seus sistemas. O CNM deu esse prazo para que os agricultores possam pagar até 28 de setembro, mais especialmente para que os bancos possam se ajustar às medidas. O agricultor precisa se informar na agência para saber quando o banco vai começar a operar de fato o desconto".
Caso o agricultor procure o banco e ainda assim fique em dúvida sobre o desconto, o representante do ministério orienta que o produtor busque o órgão estadual de assistência técnica (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural - Emater) ou o sindicato de trabalhadores.
O ministério estima que os descontos beneficiarão cerca de 1,6 milhão de famílias. "Dessas, 600 mil têm renda bruta anual de até R$ 4 mil", segundo Guadagnin. As regiões Nordeste e Sudeste concentram a maior parte de beneficiados.
Todas as parcelas do Pronaf que já venceram desde o dia 1° de janeiro de 2007 ou estão por vencer até 27 de setembro deste ano tiveram o vencimento prorrogado para 28 de setembro e o agricultor vai receber descontos ao fazer o pagamento. Os abatimentos valerão para dívidas de investimento (compra de máquinas e equipamentos) e custeio (compra de sementes e insumos em geral).
Para dívidas de custeio da safra 2003/2004, os descontos podem chegar a 35% do montante devedor. O decreto também prevê rebates de até 30% para financiamentos da safra 2004/2005 e de 15% a 20% para empréstimos no período de 2005/2006.
Já os contratos de investimentos terão descontos que variam de 10% a 18% para pagamento das parcelas com vencimento em 2007, desde que os beneficiários estejam em dia com os débitos vencidos até dezembro de 2006.
Polícia
Vítima foi ferida no tórax pelo companheiro
Educação
Mais de 300 celulares apreendidos pela Polícia Penal de Mato Grosso do Sul
Voltar ao topo