Além do debate, o órgão irá desenvolver uma ação educativa voltada para moto entregadores
Evento acontece de 18 a 24 de setembro / Divulgação
De 18 a 24 de setembro, o Detran-MS realizará uma série de eventos para debater os sinistros de trânsito e o impacto em diversos setores da sociedade. Além do debate, o órgão irá desenvolver uma ação educativa voltada para moto entregadores, que são o principal público afetado por esses sinistros.
A abertura da Semana Nacional de Trânsito será com um simpósio com o tema “Segurança Viária e seus Impactos no Setor da Saúde”, que terá a participação do oficial técnico em Segurança Viária e Prevenção de Lesões Não-intencionais da Organização Pan-Americana da Saúde – Opas/OMS, Victor Pavarino e da coordenadora geral de Vigilância de Violências e Acidentes do Ministério da Saúde, Naíza Nayla Bandeira de Sá.
O evento será realizado no auditório da Sede do Detran-MS, em Campo Grande, e transmitido pelo canal do órgão no Youtube. “Esse é um evento muito importante para aos gestores, técnicos que trabalham com trânsito em todo o Estado, por isso abrimos para a transmissão pelo Youtube, já que muitos não conseguem vir participar em Campo Grande”, explica a diretora de Educação para o Trânsito do Detran-MS, Andrea Moringo.
O debate se expande com profissionais e estudantes da área de comunicação e de saúde, em dois encontros realizados em universidades. O primeiro vai debater a importância dos meios de comunicação em ações de redução de sinistros de trânsito. O segundo debate será a crise da saúde pública impactada pelos sinistros de trânsito.
Ação para motociclistas
Com o tema "Paz no trânsito começa por você", a mensagem educativa proposta pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) para este ano visa conscientizar a população sobre a importância de atitudes responsáveis no trânsito. O foco é mobilizar toda a sociedade para adotar comportamentos que promovam um trânsito mais pacífico, consciente e seguro, porém o Detran-MS, escolheu como público-alvo os motociclistas, que são a maioria das vítimas de sinistros de trânsito no Estado.
Nos dias 21, 27 e 28 de setembro, uma ação educativa para moto entregadores será realizada nos shoppings e no centro da cidade, com objetivo de sensibilizar os motociclistas para um comportamento seguro no trânsito. Além da ação de rua, o Detran-MS fará uma campanha nas redes sociais, internet e televisão.
Ações permanentes
Além das ações pontuais, o Detran-MS continua com ações permanentes que terão programação especial durante a Semana Nacional do Trânsito. O atendimento às pessoas da 3ª idade, com o Programa Educação, Mobilidade, Acessibilidade para Idosos terá cursos de primeiros socorros em Campo Grande e cidades próximas à Capital.
Com crianças, o Detran-MS terá uma programação especial na Cidade Escola de Trânsito, com apresentação cultural e gincana com alunos de escolas cadastradas para visitar do Detranzinho. Ainda voltada para estudantes, uma equipe de técnicos de Educação está percorrendo escolas de Campo Grande, para uma ação educativa em parceria com o Icas (Instituto de Conservação de Animais Silvestres).
O Icas também fará parceria com o Detran-MS em uma ação voltada para crianças, com oficinas e apresentações, no Shopping Bosque dos Ipês, no dia 21 de setembro.
Confira o vídeo da campanha:
Abertura
I Simpósio sobre Segurança Viária e seus Impactos no Setor da Saúde.
Painel 1. O papel da OMS e da OPAS em iniciativas de segurança viária – Roberto Victor Pavarino Filho - Oficial Técnico em Segurança Viária e Prevenção de Lesões Não-intencionais da Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS/OMS
Painel 2. Panorama dos impactos de sinistros de trânsito no setor da saúde – Naíza Nayla Bandeira de Sá - Coordenadora Geral de Vigilância de Violências e Acidentes do Ministério da Saúde (transmissão)
Painel 3. Educação para o Trânsito no MS: importância e perspectivas – Andrea Moringo Silva – Diretora de Educação de Trânsito do DETRAN-MS
Local: Auditório do DETRAN-MS
Horário: 14h
Transmissão ao vivo pelo YouTube do DETRAN-MS
Inscrição pelo link.
Dia 19
Encontro de comunicadores
Segurança de Trânsito: uma pauta urgente para os comunicadores
Mesa Redonda 1 - Comunicação como base de uma mudança de cultura no trânsito
Roberto Victor Pavarino Filho - Oficial Técnico em Segurança Viária e Prevenção de Lesões Não-intencionais da Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS/OMS
Frederico Fukagawa Hozano de Souza - Secretário-executivo de Comunicação do Estado de Mato Grosso do Sul
Dra. Rose Mara Pinheiro – Diretora da Agência de Comunicação Social e Científica da UFMS e Coordenadora Geral do Programa de Rádio e TV de Educação e Conscientização do Trânsito
Mesa Redonda 2 - Segurança no Trânsito – Uma oportunidade de comunicação
Priscilla Trauer – Diretora de programação do Programa “Tá na Rua”
Sami Naief – Diretor de arte da Rádio Blink e criador do programa Horário de Pico
Local: Complexo EaD e Escola de Extensão - Setor 2 - Bloco 6 na Cidade Universitária da UFMS –Av. Costa e Silva, s/nº, Bairro Universitário
Horário: 19h
Inscrição pelo link: https://box.detran.ms.gov.br/apps/forms/YWZgbFr3DqfEnQr2
Dia 20
Seminário: A crise de saúde advinda de sinistros de trânsito
Mesa Redonda 1 - O importante papel das ligas de trauma frente à violência no trânsito
Dra Laura Beatriz Debesa Torres e Prof. Me. André Luiz Hoffmann – Uniderp
Dra. Elaine Cristina Fernandes Baez Sarti – UFMS
Me. Ursulla Vilella Andrade - UCDB
Mesa Redonda 2 - Atenção emergencial e pós-atendimento das vítimas de sinistros de trânsito
Rodrigo Quadros – Médico Emergencista da Santa Casa
Hamilton Marciano dos Santos Júnior – ST BM Enfermeiro do Corpo de Bombeiros
Daniela Ávila de Souza - Enfermeira especialista em Urgência, Emergência e UTI - SAMU
Local: UNIDERP - Av. Ceará, 333 – Auditório 05
Horário: 08h30
Inscrição pelo link.
Dia 21
Abordagem educativa e oficinas - Trânsito e meio ambiente
Parceria com ICAS
Público Alvo: Crianças
Local: Bosque dos Ipês
Horário: 14h às 17h
*Com informações da Comunicação Detran-MS
Agronegócio
Mato Grosso do Sul conta atualmente com um rebanho bovino de corte estimado em 18,6 milhões de cabeças
Educação
MEC fará uma prova única para ajudar a selecionar os profissionais
Voltar ao topo