X
Meio ambiente

Dia de Combate à Poluição reforça compromisso do TJMS com a sustentabilidade

Objetivo é conscientizar a sociedade sobre efeitos prejudiciais da poluição ao meio ambiente

Divulgação

O Dia de Combate à Poluição é comemorado anualmente no dia 14 de agosto e tem por objetivo conscientizar a sociedade sobre seus efeitos prejudiciais no meio ambiente bem como incentivar o debate sobre as ações efetivas para reduzi-la.

De acordo com a Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981, que define a Política Nacional de Meio Ambiente, poluição é a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente prejudiquem a saúde, a segurança e o bem-estar da população; criem condições adversas às atividades sociais e econômicas; afetem desfavoravelmente a biota; afetem as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente; lancem matérias ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos.

Para combater a poluição é necessário, além de políticas públicas, que a sociedade também contribua com a preservação do meio ambiente e o combate à poluição, adotando atitudes simples tais como separar o lixo reciclável, reduzir o consumo de copos plásticos descartáveis, o descarte adequado de pilhas e baterias, a troca de sacolas plásticas por sacolas retornáveis, o plantio de árvores, o uso de meios de transporte sustentáveis, entre outros.

Sustentabilidade no TJMS – A Coordenadoria de Gestão Sustentável e Acessibilidade do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul tem realizado ações para incentivar a sustentabilidade no ambiente de trabalho, conscientizando magistrados, servidores e colaboradores. Dentre elas, destaca-se o projeto ‘Desafio Sustentável’ (https://tjmss.sharepoint.com/sites/desafiosustentavel). Conheça mais a Coordenadoria acessando o site https://www5.tjms.jus.br/planejamento/coordenadoria-sustentabilidade-acessibilidade.php.

Em 2022 o TJMS deu início à instalação do sistema de energia fotovoltaica. A primeira etapa desse processo sustentável contemplou a instalação de 50 sistemas de geração em 49 comarcas do Estado.

Este ano, com a conclusão da usina fotovoltaica durante a presidência do desembargador Sérgio Fernandes Martins, o Poder Judiciário de MS torna-se referência em energia limpa, compensando 100% da eletricidade consumida. Até a energia consumida pelos prédios da justiça terá como matéria-prima a captação de luz do sol. Uma economia anual estimada em mais de R$ 4,8 milhões.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Economia

Usuários têm dificuldades para usar Pix em aplicativo da Caixa

Serviço apresenta instabilidade desde domingo

Política

Lula autoriza emprego das Forças Armadas nas eleições 2024

TSE definirá localidades e período de emprego de militares

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo