18 de outubro de 2021
Anuncie Aqui
Segurança

Em Bonito, seminários promovem intercâmbio de tecnologias contra o crime

Revelação térmica de motores adulterados e crash tests serão etapas práticas

18 OUT 2018 - 13h41min
Da Redação

Seminários Nacionais em Identificação Veiculare de Perícia de Crimes de Trânsito promovem, até sexta-feira (19), o compartilhamento de estudos e técnicas adotadas por peritos de quatro países em Bonito, município distante 300 quilômetros de Campo Grande (MS).

Central Pax_10

Especialistas apresentaram, na quarta-feira (17), primeiro dia dos eventos, técnica aprimorada em Mato Grosso do Sul que identifica adulterações em blocos de motores, além de analisarem crash tests realizados como prévia ao evento e que foram realizadas no mês de agosto, na Capital de Mato Grosso do Sul.

Ao menos 230 profissionais do Brasil, Argentina, Paraguai e Estados Unidos participam dos eventos, que ocorrem simultaneamente.

Para o perito criminal e chefe do NIVE (Núcleo de Identificação de Veículos) da Coordenadoria-Geral de Perícias de Mato Grosso do Sul, João Ricardo Barros, o ganho com os seminários está no fato de se difundir técnicas que permitem agregar maior eficiência na solução de crimes.

O Núcleo Regional de Perícia e Identificação (URPI) de Dourados, por exemplo, aprimorou em quatro anos a técnica de revelação térmica usada por seguradora na identificação de adulterações no bloco de motores. Esta, mediante calor intenso por maçarico e uso de contrastes, consegue revelar o número original da peça e assim evitar que veículos lotem os pátios por falta de identificação.

Sâmya Soler, perita criminal que palestrou sobre a química do processo, ressaltou que a maior demanda de veículos proveem das inspeções veiculares realizadas pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito). Ela e o perito criminal Everaldo Staudt, precursor no uso do método, vão apresentar sua aplicação durante etapa prática prevista para esta quinta-feira (18), a ser realizada no Aeroporto Municipal de Bonito.

Testes de colisão entre veículos e pedestres também são a aposta para o aprimoramento dos profissionais de perícia criminal presentes em Bonito. O doutor em engenharia e pesquisador de acidentes de trânsito, Wilson Toresan Júnior, e o diretor do CSI (Collision Safety Institute), Rusty Right, apresentaram respectivamente uma prévia de testes realizados no mês de agosto em Campo Grande e a evolução da análise de dados relacionados a acidentes com pedestres.

“Esse evento é histórico para nós. A diferença dos outros crash tests para esse é a qualidade da informação que vai ser muito melhor porque estamos qualificando os dados”, pontuou Toresan. “O conhecimento começa a se disseminar e precisamos avançar muito, saber que é preciso aplicar mais de uma metodologia, começar a trabalhar para adquirir equipamentos, softwares e não só veículos [para a perícia]”.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Familiares informam velório de Joséfa Maria

2
Policial

Após temporal, idoso escorrega de telhado e morre

3
Policial

Homens são presos com pintados fora da medida em camionete

4
Policial

Homem é preso ao tentar fugir de bar sem pagar a conta

Informe Publicitário

Informe

Drogaria Aquidauana: há 8 anos protegendo sua família

Previsão do Tempo

min17 max28

Aquidauana

Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.
min17 max28

Anastácio

Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Aliás...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

AI de ti, AQUIDAUANA!

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Hospitais/Postos de Saúde

Posto de Saúde Familiar CAIC (PSF - CAIC) - Programa Saúde da Família Vila Pinheiro

R. Francisco Pereira Alves, s/nº Pavilhão 1 CAIC Bairro: Exposição - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3637
Telefones Úteis

IAGRO

, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3604
Lojas de Souvenirs

CASA DO ARTESÃO

Praça dos Estudantes, s/n Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 96012585 (Louri
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo