24 de fevereiro de 2021
Anuncie Aqui
-->
Da região

Em época de Pequi, moradores de Aquidauana e região fazem do fruto uma forma de renda extra

21 JAN 2021 - 13h30min
Cristiano Arruda com colaboração de Reinaldo Pintado

Você já deve ter visto na beira da estrada, ou até mesmo dentro das cidades de Aquidauana e região, aquelas pessoas vendendo um fruto alaranjado dentro de um saco transparente. Você sabe o que é aquilo?

Esse fruto é conhecido por muitos como Pequi, também chamado de piqui, piquiá e pequiá. É uma árvore da família das cariocaráceas nativa do cerrado brasileiro. Pode ser encontrado em quase toda a Região Centro-Oeste do Brasil, como nos estados de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, São Paulo e Tocantins. Em alguns lugares na Bolívia também pode-se encontrar o fruto. 

Na nossa região esse fruto pode ser encontrado de janeiro até meados de março, com isso, assim, vai ser comum encontrar muita gente nas ruas vendendo essa fruta que é aproveitada na culinária de diversas maneiras.

Dona Elaine vende Pequi ha mais de 18 anosNa BR 262, encontramos a dona Eliane Lobato dos Santos , tímida, a pensionista que mora em Camisão disse trabalhar com o Pequi há mais de 18 anos e que toda vez na época do fruto ela sempre vai para a rodovia, ganhar um renda extra, "Eu vendo aqui na estrada desde que meu filho era pequeno, na época a gente catava a fruta e vinha vender aqui na estrada no mesmo dia, hoje não mais, catamos, preparamos a fruta e depois a gente vem pra cá, naquela época não tinha luz para conservar na geladeira.", conta a vendedora que diz tirar mais de R$ 200,00 reais por dia em épocas boas, com a ajuda da família.

Há aqueles que amam, assim como outros que odeiam o Pequi, ele carrega em si uma contradição da delicadeza das flores e da brutalidade dos espinhos. Muito cuidado você não conhece o fruto, mas tem vontade de experimentar, uma mordida em falso e haverá sérias consequências. 

O Pequi tem geralmente de 1 a 2 sementes, e possuí espinhos, por isso, é preciso tomar muito cuidado quando for comer o Pequi para não ficar com a boca parencendo uma "boca espinho".

Em Aquidauana você consegue encontrar diversas pessoas que vendem a fruta, ou para ganhar um extra, ou para a própria sobrevivência. 

Em giro pela cidade, encontramos o seu Juvenil dos Santos, ele tem 60 anos e contou pra gente que colhe o fruto de uma aldeia próxima a região para vender na cidade, "eu faço a colheita do Pequi na Aldeia Córrego Seco, colho o fruto hoje, tiro a casca preparo ele e em cada saquinho eu coloco cerca de 30 unidades e vendo por R$ 5,00 reais cada.", afirmou o comerciante e morador de Aquidauana que diz fazer questão de estar no mesmo local todos os anos vendendo o produto. 

De acordo com estudos de Universidades, o Pequi tem benefícios importantes para a saúde humana. Na Universidade de São Paulo (USP), pesquisas conseguiram provar que a fruta pode prevenir o Câncer, já na UnB (Universidade de Brasília), um estudo já identificou propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias no óleo extraído do pequi. 

Além disso, o mesmo ainda faz parte das tradições, como alimentação das comunidades rurais. Os pratos típicos são preparados com a polpa, que tem sabor e cheiro exclusivamente peculiares, servindo de base para a cultura alimentar de várias regiões brasileiras e compondo receitas tradicionais, como arroz com pequi, galinhada, doces, licores e até sorvetes.

 
 

Veja também

Mais Lidas

1
Anastácio

Contrariando todas as previsões médicas, Rosimar volta para casa após 70 dias internada

2
Policial

Caminhonete que rebocava veículo atropela trabalhador às margens da BR-262

3
Política

Filho de ex-senador, Levyzinho Dias morre de Covid-19

4
Geral

Confira as oportunidades da Casa do Trabalhador de Aquidauana

Vídeos

Pensa no Susto Moradora encontra sucuri escondida no quintal de casa

Chuva forte alaga entrada do município de Anastácio/MS

Acidente entre duas motos deixa jovem de 21 anos ferida em Corumbá

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min23 max35

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min23 max35

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,90m
Miranda
6,87m
Paraguai
1,45cm

Colunas e Blogs

Paulo Corrêa de Oliveira

RÁPIDAS IMPRESSÕES DE UM PEREGRINO – II

Valdemir Gomes

Vou...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

CAPITU

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Moto Táxi

Moto Táxi Cidade

Rua Estevão Alves Corrêa, 482 Centro - Ponto de ref.: Frente à Drogaria Brasil - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-1904
Médicos

Jose Luiz Quelho - Ginecologista

Rua Pandiá Calógeras, 364 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3904
Supermercados

Mercado e Açougue Vale Verde

Antonio João esquina com Rua dos Ferroviários, - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo