23 de julho de 2021
Anuncie Aqui
Agro

Em votação histórica, eleita por unanimidade nova diretoria do Sistema Famasul para o triênio 2021/2

20 JUN 2021 - 11h00min
Famasul

Em um pleito virtual histórico, com participação de 67 sindicatos rurais de Mato Grosso do Sul, o produtor rural do município de Bonito, Marcelo Bertoni, foi eleito por unanimidade, neste sábado (19), novo presidente da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul). O processo eleitoral totalmente on-line ocorreu por meio de uma plataforma de videoconferência, das 9h às 15h, onde os delegados de cada município registraram seus votos.

Atlantico Super Center - Sexta Filé - 23 de Julho - 2

Ao todo, foram registrados 67 votos dos 68 possíveis. Além de Bertoni, a nova gestão tem Mauricio Saito como vice-presidente, Frederico Stella como diretor-tesoureiro e Claudio Mendonça como diretor-secretário. 

De acordo com Marcelo Bertoni, serão mantidas as ações desenvolvidas nos mandatos entre 2015 e 2021, e novos projetos serão implementados para fortalecer as relações institucionais e a representatividade do produtor rural.

“Todas as iniciativas que, de forma muito sólida, foram estruturadas nos últimos 6 anos terão continuidade e, principalmente, serão a base para construirmos uma gestão que siga acompanhando o vigoroso crescimento da agropecuária de Mato Grosso do Sul. A perspectiva para o cenário mundial é de desafios, mas maiores ainda são as oportunidades. Seguiremos firmes, lado a lado com o produtor, reforçando a representatividade da Famasul, as relações institucionais, incentivando a qualificação e a sustentabilidade no campo”, destacou Bertoni. 

A nova diretoria é composta ainda pelos presidentes de sindicatos rurais de Maracaju, Fabio Olegário Caminha, e Miranda, Massao Ohata, como 2º e 3º secretários, e André Cardinal Quintino, de Ponta Porã, e a vice-presidente de Três Lagoas, Stéphanie Ferreira Vicente, como 2º e 3º tesoureiros. 

Já o conselho fiscal é formado pelos presidentes Jefferson Doretto de Souza, de Bonito, Henrique Mitsuo Vargas Ezoe, de Rio Negro, e Telma Menezes de Araújo, de Nova Alvorada do Sul. 

Trajetória e sustentabilidade – Produtor rural desde 1989, Marcelo Bertoni possui propriedade no município de Bonito, Mato Grosso do Sul. Foi um dos fundadores do MNP Jovem (Movimento Nacional dos Produtores), em 1994 e 1995, e diretor-secretário da ACRIVAN (Associação dos Criadores do Vale do Aquidaban e Nabileque) entre 2008 e 2010.

De 2011 a 2016, exerceu o cargo de diretor-presidente no Sindicato Rural de Bonito, sendo vice-presidente entre 2017 e 2019, e delegado e representante efetivo como o 1º secretário até 2021.

Foi eleito diretor-tesoureiro do Sistema Famasul para o triênio 2018/2021, com forte atuação nas pautas voltadas à conservação do meio ambiente atrelada à produção, sendo titular da Câmara Técnica de Conservação de Solo e Água, da Comissão Nacional de Meio Ambiente, do Comitê Estadual do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera do Pantanal, do Conselho Estadual de Controle Ambiental (Ceca) e da Frente Parlamentar de Unidade de Conservação.

Bertoni também compõe o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Miranda (CBH-Miranda), o Conselho Consultivo do Parque Nacional da Serra da Bodoquena (CCPNSB), e o Conselho Municipal de Meio Ambiente de Bonito (Condema). 

Famasul – A Federação congrega 69 sindicatos rurais, atua na representação dos produtores rurais, no desenvolvimento sustentável do agronegócio e no fortalecimento das relações institucionais, sendo protagonista de momentos relevantes na economia, política e história de Mato Grosso do Sul e do Brasil.

É uma entidade com personalidade jurídica própria, de direito privado interno, sem fins lucrativos e uma das 27 instituições sindicais de grau superior que integra a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil).

Instituída a partir da criação do estado de MS, registro marcante na geografia e política nacional, a Famasul tem uma trajetória paralela ao crescimento da agropecuária no País. Com uma história de 44 anos e dez presidentes, é uma das três federações, dentre as 27 existentes no País, que permite apenas uma reeleição.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Servidor usava bucha camuflada para filmar colegas em banheiro e colocar em site pornô em MS

2
Geral

Confira as oportunidades da Casa do Trabalhador de Aquidauana

3
Aquidauana

Juiz que atuou em Aquidauana se torna réu pela 2ª vez

4
Policial

Jovem é preso por fornecer bebida alcoólica a adolescente

Informe Publicitário

Informe

Concorra R$ 5 mil em prêmios no Atlântico Supermercados!

Previsão do Tempo

min16 max34

Aquidauana

Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.
min16 max34

Anastácio

Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,94m
Miranda
1,77m
Paraguai
1,17m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Na...

Rosildo Barcellos

Aruanã Etô – É o lugar das máscaras !

Gabriel Novis Neves

A GRATIDÃO TAMBÉM É VIRTUDE ETERNA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Advocacia

Sortica & Santos Associados / Ary Sortica dos Santos Junior

Rua Augusto Mascarenhas, 506 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3122/3241-
Telefones Úteis

Policia Civil - 1º DP

Luís da Costa Gomes, 555 Cidade Nova - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2020/3241-
Médicos

Nei Pires Borges - Ortopedista

Rua 7 de Setembro, 486 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2062
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo