13 de junho de 2021
Anuncie Aqui
-->
Geral

Empresas poderão ter cota racial de funcionários

2 MAI 2008 - 09h00min
pequenas empresas & grandes negócios

O Projeto de Lei 2.697/07, que institui cotas para trabalhadores afrodescendentes em empresas privadas, está sob análise da Câmara dos Deputados. De autoria do deputado Evandro Milhomen (PCdoB-AP), a proposta é reservar 20% do quadro de contratados a pessoas que se autodeclaram negras e pardas, segundo os critérios raciais estabelecidos pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), informou o site InfoMoney.

Campanha Drogaria Aquidauana Institucional - 12

O objetivo do PLC é ampliar o acesso dos negros ao mercado de trabalho. O texto ainda prevê que a demissão de empregados afrodescendentes somente será permitida se houver contratação de substituto em condições semelhantes.


Discriminação no mercado de trabalho


Milhomen afirmou que, apesar dos avanços no combate à discriminação racial no país, os negros ainda enfrentam dificuldades para ingressar no mercado de trabalho, bem como sofrem com salários inferiores em relação aos profissionais brancos.


"Embora constituam quase a metade dos trabalhadores brasileiros, os negros têm as maiores taxas de desemprego. Além disso, na maioria das capitais, a duração do desemprego é bem superior ao tempo em que os brancos ficam desempregados", afirmou à Agência Câmara.


Mapa da população negra


O autor do projeto lembra que, apesar de já existir uma conscientização das empresas em favor da diversidade racial, poucas organizações têm políticas claras de promoção de diversidade étnica.


O "Mapa da população negra no mercado de trabalho no Brasil", estudo publicado pelo Instituto Sindical Interamericano pela Igualdade Racial, revela que a população negra constitui em média 41,7% da população economicamente ativa. A pesquisa foi realizada em seis regiões metropolitanas (São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre, Recife e Distrito Federal).


Punições


O texto diz que as organizações infratoras deverão pagar multa administrativa equivalente a dez vezes o valor do maior salário pago pelo empregador por vaga não preenchida, elevada em 50%, em caso de reincidência.


As empresas que não seguirem as cotas também poderão ser proibidas de obter empréstimo ou financiamento em bancos públicos. O projeto atribui ao Ministério do Trabalho a competência para fiscalização, avaliação e controle das empresas quanto ao cumprimento da lei.


A proposta passará por análise das comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público, de Seguridade Social e Família, e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Posteriormente, também deverá ser votada pelo Plenário. O projeto tramita apensado ao PL 3147/00, que também reserva vagas nas empresas para trabalhadores negros.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Casal "ungido", Humberto passou de quase missionário a esposo quando coração bateu forte por Erika

2
Geral

Novas medidas para conter aglomerações e o avanço da covid já estão valendo em Aquidauana

3
Aquidauana

Lutando contra câncer cerebral, menino faz rifa na expectativa de vencer batalha nada fácil

4
Geral

Caminhão carregado com mandioca tomba na Estrada Parque de Piraputanga

Informe Publicitário

Informe

Selenita Semijoias tem o presente perfeito e sorteio de Dia dos Namorados

Previsão do Tempo

min14 max28

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min14 max28

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,05m
Miranda
1,88m
Paraguai
1,49m

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

PARTE XIII: AUTOESTIMA FEMININA: FORTIFICÁ-LA!

Valdemir Gomes

Todo...

Rosildo Barcellos

A Retomada de Corumbá

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Telefones Úteis

Policia Civil - Delegacia Regional - DRPA

Luís da Costa Gomes, 555 Cidade Nova - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241- 8203
Camping

Camping Pequi - Estrada da Margem Esquerda

, - 79210-000 Anastácio/MS (55) (67) 3245-0949/ www.pantanalpequi.com.br
Telefones Úteis

IBGE

Rua Nelson Felicio dos Santos, 205 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3408
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo