X
Geral

Empresas têm até maio para enviar declaração anual de quitação de débito a consumidores

Obrigatoriedade está prevista na lei federal número 12.007 e entra em vigor este ano

O Procon/MS alerta que os consumidores não devem jogar “no lixo” comprovantes de pagamentos de contas de água, luz, telefone, cartão de crédito e outros serviços até que as empresas enviem a declaração anual de quitação de débito. A obrigatoriedade está prevista na lei federal número 12.007 e entra em vigor este ano. “A recomendação é que os consumidores aguardem até maio e, caso não recebam o documento, procure o Procon para fazer uma reclamação”, afirma o superintendente em exercício do Procon, Alexandre Monteiro Rezende.

A lei determina que a declaração de quitação anual de débitos compreenderá os meses de janeiro a dezembro de cada ano, tendo como referência a data do vencimento da respectiva fatura. Somente terão direito ao documento os consumidores que não tenham nenhum tipo de débito com a operadora no ano em referência.

Para o superintendente, a lei irá reduzir a quantidade de papel que o consumidor terá que guardar para posterior comprovação de pagamento. Atualmente, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) recomenda que os usuários de serviços públicos e privados mantenham em seu poder comprovantes de pagamento de contas de luz, água, telefone, assinatura de TV a cabo, além de impostos, por um prazo de cinco anos.

O texto da lei diz ainda que, caso o consumidor não tenha usado os serviços durante todos os meses do ano anterior, terá direito à declaração de quitação dos meses em que houve faturamento de débitos. Se algum débito estiver sendo questionado judicialmente, o consumidor terá direito à declaração de quitação dos meses em que pagou corretamente a dívida. O recibo também precisa incluir a declaração de que as informações prestadas substituem os documentos mensais para comprovação de quitação das faturas.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Educação

Convocação da lista de espera do Fies vai até 30 de abril

Candidatos interessados podem consultar a colocação no Fies por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior

Polícia

PRF apreende 47 kg de maconha em Corumbá

Passageira de carro de aplicativo levava droga na bagagem

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo