Cientistas garantem ter realizado o primeiro estudo que confirma que a preocupação com a evolução - a obrigação de ter mais filhos em menos tempo - é o que causa a típica diferença de idade dos casais.
Pesquisadores trabalharam com a teoria de que os homens preferem mulheres mais jovens e atraentes para aumentar suas chances de um sucesso reprodutivo.
Por outro lado, as mulheres preferem homens mais velhos e bem-sucedidos que possam prover meios e segurança e, assim, aumentar sua chance de sobrevivência da prole.
Os pesquisadores analisaram informações sobre a população sueca, num universo de 11.500 homens e mulheres nascidas entre 1945 e 1955 para verificar em que idade eles se tornaram pais.
Nos casais que permaneceram juntos, a maioria das crianças nasceu em lares em que o pai era de quatro a seis anos mais velho do que a mãe.
Mas quando os casais se separavam, eles procuravam parceiros mais jovens do que os primeiros para futuras uniões.
Isto acontecia especialmente entre os homens mais velhos que preferiam mulheres bem mais novas. Já quando elas procuravam um novo parceiro, geralmente escolhiam um homem um pouco mais velho que elas.
"A idade preferencial para os parceiros aumenta a boa saúde reprodutiva tanto de homens, quanto de mulheres", disseram os autores que esta característica foi adquirida através dos milênios de evolução.
O estudo, que foi publicado no British Journal Biology Letters, foi escrito por Martin Fieder, um antropólogo da Universidade de Viena, e por Susanne Huber, ecologista da Universidade de Medicina Veterinária de Viena.
Bombeiros
Passageira de carro também ficou ferida
Capital
Três computadores seminovos com acesso à internet foram disponibilizados, permitindo que as internas se matriculassem em instituições de ensino superior
Voltar ao topo