X

Foram entrevistados 101 motoristas na BR-262/MS, no trecho próximo ao Buraco das Piranhas. / Divulgação

O excesso de velocidade é a principal causa dos atropelamentos de animais na rodovia, segundo 66,6% dos motoristas de ônibus, caminhão e carros de passeio que trafegam na BR-262, no Mato Grosso do Sul. As informações fazem parte de uma pesquisa realizada pela UFPR (Universidade Federal do Paraná) através do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (UFPR/ITTI).

Dos 101 motoristas entrevistados na BR-262/MS, no trecho próximo ao Buraco das Piranhas, em Corumbá, quase a totalidade deles (98,01%) reconheceram que o atropelamento de fauna é um dos principais problemas da rodovia.

Entre os entrevistados, 47,5% já presenciaram pelo menos um acidente deste tipo, sendo que 17,8% confirmaram ter atropelado algum animal. O descuido na direção foi apontado por 54,5% como a segunda principal causa de acidentes com animais.
O percentual de motoristas de ônibus, caminhão e carros de passeio que utilizam a BR-262/MS e acreditavam que o excesso de velocidade era a principal causa de atropelamentos foi de 37,4%. A falta de visibilidade apareceu em segundo lugar, apontada por 55,5% dos entrevistados.

610 animais mortos

Durante um ano, o Programa de Monitoramento de Atropelamentos de Fauna vistoriou todas as semanas a BR-262/MS, entre Corumbá e Anastácio, para registrar o número de animais atropelados. No trecho de 284 quilômetros entre os dois municípios, no Mato Grosso do Sul, foram encontrados 610 animais mortos.

Após esse monitoramento a UFPR/ITTI fez a Proposta de Dispositivos de Proteção à Fauna, que inclui em seu programa a implantação de radares nos trechos onde ocorrem mais atropelamentos, além da colocação de telas e do corte da vegetação mais densa que prejudica a visibilidade do motorista.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Tragédia

Corpo em decomposição é encontrado flutuando no Porto Limoeiro

A vítima é um homem, com idade estimada entre 40 e 50 anos

Aquidauana

Polícia realiza abordagem após denúncia de suposta violência doméstica em Aquidauana

Caso aconteceu no final da tarde desta segunda-feira (14) no Bairro Serraria

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2025 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo