X

Foram entrevistados 101 motoristas na BR-262/MS, no trecho próximo ao Buraco das Piranhas. / Divulgação

O excesso de velocidade é a principal causa dos atropelamentos de animais na rodovia, segundo 66,6% dos motoristas de ônibus, caminhão e carros de passeio que trafegam na BR-262, no Mato Grosso do Sul. As informações fazem parte de uma pesquisa realizada pela UFPR (Universidade Federal do Paraná) através do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (UFPR/ITTI).

Dos 101 motoristas entrevistados na BR-262/MS, no trecho próximo ao Buraco das Piranhas, em Corumbá, quase a totalidade deles (98,01%) reconheceram que o atropelamento de fauna é um dos principais problemas da rodovia.

Entre os entrevistados, 47,5% já presenciaram pelo menos um acidente deste tipo, sendo que 17,8% confirmaram ter atropelado algum animal. O descuido na direção foi apontado por 54,5% como a segunda principal causa de acidentes com animais.
O percentual de motoristas de ônibus, caminhão e carros de passeio que utilizam a BR-262/MS e acreditavam que o excesso de velocidade era a principal causa de atropelamentos foi de 37,4%. A falta de visibilidade apareceu em segundo lugar, apontada por 55,5% dos entrevistados.

610 animais mortos

Durante um ano, o Programa de Monitoramento de Atropelamentos de Fauna vistoriou todas as semanas a BR-262/MS, entre Corumbá e Anastácio, para registrar o número de animais atropelados. No trecho de 284 quilômetros entre os dois municípios, no Mato Grosso do Sul, foram encontrados 610 animais mortos.

Após esse monitoramento a UFPR/ITTI fez a Proposta de Dispositivos de Proteção à Fauna, que inclui em seu programa a implantação de radares nos trechos onde ocorrem mais atropelamentos, além da colocação de telas e do corte da vegetação mais densa que prejudica a visibilidade do motorista.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

PRF apreende R$ 200 mil em dinheiro durante fiscalização na BR-262 em Corumbá

Valor estava escondido em um pacote no interior de um ônibus interestadual

Educação

Miranda abre processo seletivo para professores da rede municipal em 2026

Inscrições estarão abertas de 9 a 12 de dezembro e devem ser realizadas exclusivamente pela internet

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2025 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo