01 de agosto de 2021
Anuncie Aqui
Política

Famasul e 8 entidades repudiam tramitação ‘obscura’ de projeto de Reinaldo

Eles afirmam que houve desrespeito ao agronegócio e que não havia necessidade de aumentar o Fundersul.

13 NOV 2019 - 17h19min
Midiamax

Campanha Drogaria Aquidauana Institucional - 13

A Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) e outras oito entidades do agronegócio divulgaram nota de repúdio à tramitação ‘obscura’ do Projeto de Lei 283/2019, aprovado nesta quarta-feira (13) pela ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) aumentando impostos do agronegócio.

A proposta foi aprovada com 15 votos favoráveis e apenas cinco contrários. Foram contra o aumento os deputados estaduais Cabo Almi (PT), Pedro Kemp (PT), Coronel David (PSL), Capitão Contar (PSL) e João Henrique Catan (PL).

Em nota, as entidades do setor criticaram a forma como o projeto enviado pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) tramitou. “Contrariando o trâmite habitual de projetos dessa magnitude, a aprovação ocorreu em regime de urgência, sem a devida possibilidade de argumentação técnica das entidades que representam as cadeias produtivas da agropecuária”, diz trecho da manifestação. 

Segundo a categoria, a análise comprovaria a não necessidade de aumento do Fundersul (Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário do Estado do Mato Grosso do Sul). Em nota, o setor diz que a aprovação do projeto irá impactar toda a cadeia produtiva sul-mato-grossense. A postura dos parlamentares em endossar projeto de aumento de tributos do Governo do Estado também foi classificada como desrespeito ao setor agropecuário.

Produtores rurais já se organizam para recorrer à Justiça apontando inconstitucionalidade na legislação aprovada pela ALMS.

Confira a íntegra da nota divulgada pelas entidades do setor:

As entidades abaixo relacionadas repudiam a forma abrupta e obscura com que foi tramitado, nesta quarta-feira (13), na Assembleia Legislativa, o projeto de lei nº 283/2019, de autoria do Executivo.

Contrariando o trâmite habitual de projetos dessa magnitude, a aprovação ocorreu em regime de urgência, sem a devida possibilidade de argumentação técnica das entidades que representam as cadeias produtivas da agropecuária, e que comprovaria a não necessidade de aumento do Fundersul.

O projeto hoje aprovado impacta negativamente toda a sociedade sul-mato-grossense, e reflete o mais forte desrespeito ao setor agropecuário, um dos responsáveis pelo equilíbrio econômico do estado.

Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) -ABPO (Associação Brasileira de Pecuária Orgânica de MS) – Ampasul (Associação Sul-mato-grossense dos Produtores de Algodão) – Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de MS) – Asumas (Associação Sul-mato-grossense de Suinocultores) – Avimasul (Associação dos Integrados da Avicultura de MS) – MNP (Movimento Nacional dos Produtores) – Novilho Precoce MS (Associação Sul-mato-grossense dos Produtores de Novilho Precoce) – Reflore/MS (Associação Sul-mato-grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas) – Sistema OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras no MS)

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Polícia Ambiental autua dois homens por caça ilegal de porcos silvestres

2
Geral

Acidente na Estrada do Pequi deixa uma pessoa ferida

3
Miranda

Comerciante de munições é denunciado pela própria filha

4
Geral

De office boy a secretário de finanças, Adriano tem a caminhada da vida recheada de orgulho

Informe Publicitário

Informe

De barraca a supermercado, poema conta história da Rede Atlântico

Previsão do Tempo

min13 max28

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min13 max28

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,88m
Miranda
1,70m
Paraguai
1,00m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Com...

Rosildo Barcellos

Aruanã Etô – É o lugar das máscaras !

Gabriel Novis Neves

A GRATIDÃO TAMBÉM É VIRTUDE ETERNA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Escolas Estaduais

Escola Estadual Candido Mariano

Rua Candido Mariano, s/n - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3472
Gráfica

Gráfica Pantaneira

Rua XV de Agosto, 339 alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3254 www.opantaneiro.com.br
Ag. Correios

Agencias dos Correios

Marechal Mallet, 255 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2976
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo