13 de junho de 2021
Anuncie Aqui
-->
Geral

Fiems entregam 4ª biblioteca da Indústria do Conhecimento no Estado

29 ABR 2008 - 14h45min
assessoria de comunicação / Daniel Pedra

O 1º vice-presidente da Fiems - Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul -, Alonso Resende do Nascimento, e o prefeito de Aquidauana, Luiz Felipe Orro, inauguram, no fim da manhã desta terça-feira (29/04), a quarta biblioteca do Programa Indústria do Conhecimento no Estado. "Para a Fiems, é uma grande satisfação dar prosseguimento, em Aquidauana, ao Programa Indústria do Conhecimento, ação decisiva do Sesi para dotar as cidades do Estado de um espaço de leitura, pesquisa e estudo, que promove a interatividade e apóia as atividades de ensino da criança, jovem e adulto, atualizando a formação do cidadão/trabalhador", disse.

Campanha Drogaria Aquidauana Institucional - 12

Alonso do Nascimento aproveitou para informar que um total de 15 bibliotecas serão inauguradas em várias cidades-pólos industriais de Mato Grosso do Sul. "Já inauguramos as unidades de Corumbá, Três Lagoas e Sidrolândia. É a nossa Indústria Ativa produzindo o melhor para todo o Estado", reforçou, destacando o trabalho do prefeito Felipe Orro sempre em busca do melhor para o município.



"É importante ressaltar que o Sistema Fiems cumpre hoje um papel estratégico para o fortalecimento da indústria aqui em Aquidauana e em todo o nosso Estado. Nossa ação é dinâmica e transformadora. Oferecemos qualificação de mão-de-obra para as indústrias que aqui chegam, além de ações de saúde, educação básica, esporte, lazer, responsabilidade social, estágio e pesquisas", finalizou o vice-presidente, ressaltando que essa é a contribuição do Sistema para o desenvolvimento e o compromisso com o bem-estar das pessoas.


Parceria
A superintendente do Sesi/MS, Maura Gabínio, agradeceu da acolhida da população de Aquidauana e disse esperar que todos tirem proveito da biblioteca, independentemente da idade. Enquanto a secretária municipal de Educação de Aquidauana, Cleide Godói Veloso Gomes, disse que a cidade ganha um presente com a inauguração da biblioteca, pois sabe da dificuldade que os alunos de todo o Estado têm para obter acesso à leitura e à Internet. "A nossa pasta será sempre parceira do Sesi e dará todo o apoio no desenvolvimento de projetos como esse", finalizou.


O estudante Rogério Lima Nunes, 14 anos, que faz o 9º ano do Ensino Fundamental, disse que nunca fez trabalho pela Internet porque ficava caro e espera reverter isso com a inauguração da bibloteca. "É uma oportunidade para eu poder fazer os meus trabalhos escolares", prevê. Já o estudante Welligton Arguelo, 9 anos, que faz o 4º ao do Ensino Fundamental, disse que os computadores serão uma ferramenta importante, mas que pretende mesmo é aproveitar a brinquedoteca.


A biblioteca
Construída ao lado da Escola Municipal Erso Gomes, na Rua Oscar Trindade de Barros, s/n, no Bairro Santa Terezinha, a biblioteca, que a exemplo das inauguradas em Corumbá, Três Lagoas e Sidrolândia, é dotada com acervo de 1,6 mil livros, dezenas de DVDs e CDs e dez computadores com acesso à Internet.


Ao todo, Mato Grosso do Sul contará com 15 bibliotecas, das quais quatro já foram inauguradas - já incluindo a de Aquidauana - enquanto as outras 10 serão entregues ainda neste primeiro semestre e a última, que também será erguida em Três Lagoas, tem previsão de ficar pronta em outubro deste ano.


Das 15 bibliotecas, Campo Grande terá três, Três Lagoas duas, Corumbá uma, Sidrolândia uma, Aquidauana uma, Nova Andradina uma, Ponta Porã uma, Rio Verde uma, enquanto as outras cinco a Fiems ainda define onde serão construídas.


Indústria do Conhecimento
A idéia de construir nos municípios do País as bibliotecas do Programa Indústria do Conhecimento surgiu após a constatação de que o baixo índice de leitura no Brasil é reflexo da deficiência de acervo das bibliotecas escolares e públicas e da dificuldade de acesso à Internet. De acordo com pesquisa da Câmara Brasileira do Livro, 61% da população adulta alfabetizada tem pouco ou nenhum contato com livros.


Desenvolvido pelo Sesi (Serviço Social da Indústria) em parceria com MEC (Ministério da Educação), Minc (Ministério da Cultura), FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e Prefeituras das cidades beneficiadas, a Indústria do Conhecimento tem ainda o apoio de diversas organizações públicas e privadas em todos os Estados do País.


O objetivo do Sesi é inaugurar 230 módulos em todo o País até 2010, que podem ser alocados nas comunidades ou nas instalações de empresas. Para isso conta, além do Governo Federal, com parcerias do governo estadual, municipal e do setor privado.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Entretenimento

Faustão é internado às pressas, Tiago Leifert apresentará o Domingão e Boninho se manifesta

2
Aquidauana

Falece o segurança Marcos Paulino, o Marcão

3
Geral

Motorista entra na contramão e causa acidente no bairro Alto

4
Geral

Com novas doses da Astrazeneca, Aquidauana continua vacinação contra covid

Informe Publicitário

Informe

Selenita Semijoias tem o presente perfeito e sorteio de Dia dos Namorados

Previsão do Tempo

min14 max28

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min14 max28

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,05m
Miranda
1,88m
Paraguai
1,49m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Todo...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

AUTOESTIMA FEMININA: FORTIFICÁ-LA!

Rosildo Barcellos

A Retomada de Corumbá

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Restaurantes

Joinha Restaurante e Pizzaria

Rua Antonio João, 443 Bairro Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 5754
Telefones Úteis

Procon- Casa da Cidadania

Praça Afonso Pena, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 5650
Bares/Panificadoras/Lanchonetes

Cacimba Sorveteria

R. Manoel Antônio Paes de Barros, 616 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-6272
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo