X
Região

Frustrado com carreira militar no Brasil, aquidauanense se alista na Legião Estrangeira na França

Arquivo pessoal

Frustrações na carreira militar fizeram com que aquidauanense se alistasse na Legião de Estrangeiros na França. A data da viagem já está marcada e o militar só está aguardando a liberação das fronteiras para o embarque.

Eberson Quirino Ferreira, 34 anos contou ao Pantaneiro como está sendo a preparação dele para essa nova experiência, que de acordo com ele tem que ter muito preparo físico e psicológico.

O alistamento é feito diretamente na França, as pessoas com idades de 17 a 40 anos podem fazer a inscrição e não é levado em conta o passado do candidato, grau de estudo e nem religião, porque perante a Legião todos são iguais.

Enquanto ainda não pode embarcar, Eberson continua com os treinamentosA legião Estrangeira Francesa, é um ramo do serviço militar do exército francês criado em 1831. Os legionários são soldados altamente treinados em todo tipo de terreno e atuam no mundo todo. É a única área da carreira militar aberta a recrutamento de estrangeiros dispostos a servir a França e intervir em conflitos de grande escala, principalmente o terrorismo e guerrilha.

Sobre o motivo que o levou a escolher esse caminho Eberson conta que teve conhecimento sobre a legião ainda no tempo que servia no 9º Batalhão do Exército, nos anos de 2005 a 2009. Mas foi durante o treinamento para missão Haiti, em 2007, que ele se aprofundou a respeito da força de elite ainda existe no mundo. “Fiz minha história nesse período como militar, atleta, o que me levou ao reconhecimento nacional no ano de 2006. Mas foi lá que também tive muitas frustrações, cursos não permitidos para mim. O que me desmotivou grandemente. Mas lá na Legião não tem isso, todos aqueles que têm o devido preparo, têm oportunidades.”, conta.

Ainda segundo o militar a ida dele será para agregar novas oportunidades, aventuras e principalmente refazer sua história como militar. “A Legião oferece tudo isso num contrato inicial de 5 anos renovados automaticamente. Só basta estar preparado e se alistar diretamente na França, apresentando passaporte e passar nos testes”.

Eberson estudando FrancêsSobre os preparos físico, ele conta são baseados no da própria Legião, com treinamento de barra, treinamento de Luc Léger (corrida de 20 metros entre dois pontos) e marchas de que variam de 50 a 200 km, inclusive já está pensando em ir correndo de Aquidauana para Campo Grande, como parte deste treinamento.

Sobre a língua do país, Ferreira conta que está se inteirando um pouco sobre o idioma para não passar perrengue, “estou estudando a língua francesa, o básico da língua. Mas isso é o de menos o francês é ensinado lá dentro, no dia a dia. Ainda mais por ser uma unidade formada somente por estrangeiros”, afirma.

Ao todo são cerca de 7 mil estrangeiros de mais de 130 nacionalidades. No Brasil, apenas 3 pessoas foram chamadas para servir, além dele, conta Eberson.

"Mochila e documentos já estão no jeito, só estou aguardando a liberação das fronteiras para embarcar", disse o militar falando sobre a proibição da entrada de brasileiros em outros países da Europa por conta do Coronavírus.

Ao Eberson desejamos boa sorte, nessa nova caminhada!

Eberson está só aguardando a liberação das fronteiras para embarcar para a França

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Política

Neno defende projeto que proíbe transporte de peixes para repovoar rios de MS

Para Neno a ideia é que MS volte a ter o turismo pesqueiro com os rios preservados

Economia

'Vou entregar o país com economia crescendo', diz Lula em entrega em Ribas

Empreendimento de MS é a maior fábrica de celulose em linha única do mundo

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo