17 de setembro de 2021
Anuncie Aqui
Geral

Governador facilita vida dos optantes do Super Simples

2 FEV 2009 - 08h48min
notícias.ms

Visando facilitar o dia-a-dia do micro e pequeno empresário, o governador André Puccinelli assinou decreto definindo que os optantes do Super Simples, ao pagarem o ICMS Garantido, não serão novamente "taxados" sobre as mesmas mercadorias. O decreto refere-se ao cumprimento da Lei Complementar 123, que trata do Estatuo Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, que foi alterada em 19 de dezembro de 2008.

Padaria e Mercearia Dois Irmãos - Institucional - Setembro21 - 02

A lei federal permitia ao Estado, conforme o artigo 13, envolvendo o parágrafo 1º, inciso XIII, alínea g, que o Estado tributasse os empresários de duas formas. O artigo em questão trata especificamente da cobrança de ICMS, envolvendo operação com bens ou mercadorias sujeitas ao regime de antecipação do recolhimento do imposto, nas aquisições em outros estados e Disrito Federal.


De acordo com a legislação federal, o Estado, antes da assinatura do decreto do governador, poderia cobrar o ICMS, com o encerramento da tributação ou sem encerramento da tributação, hipótese em que nesse caso previa a cobrança da diferença entre a alíquota interna e a interestadual, sendo vedada a agregação de qualquer valor.


Por entender que a primeira possibilidade é mais justa para os micros e pequenos empresários, o decreto estadual assinado pelo governador define que uma vez pago o ICMS Garantido não haverá nenhuma complementação do imposto estadual sobre as mesmas mercadorias. O governo de Mato Grosso do Sul considera que outra hipótese implica em apuração mensal do ICMS, o que obriga recolhimento da diferença no prazo estabelecido pelo calendário fiscal, fato que poderia onerar o contribuinte com multas e juros.


Mais prazo


O governador André Puccinelli determinou também que a Secretaria Estadual de Fazenda oficializasse manifestação favorável à prorrogação de 30 dias para o pagamento do Simples Nacional dos fatos geradores, ocorridos em janeiro deste ano. Esta carência de 30 dias é mais uma das medidas tomadas para compensar os micro e pequenos empresários, que acabaram acumulando prejuízos devido a crise econômica global.


Em dezembro do ano passado, o governador já havia editado o Decreto 12.683, o qual estabeleceu normas para conferir tratameno diferenciado e simplificado às microempresas e empresas de pequeno porte nas aquisições realizadas pela administração pública direta e indireta, envolvendo qualquer dos Poderes de Mato Grosso do Sul.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

Peão morre após acidente com égua em fazenda

2
Aquidauana

Morre piloto de quadriciclo que caiu de ponte em Piraputanga

3
Policial

Mulher presa no início do mês por tráfico e maus-tratos é servidora pública

4
Aquidauana

Imagens mostram bombeiros socorrendo vítima fatal que caiu de quadriciclo em Piraputanga

Informe Publicitário

Informe

De loja nova, Soffi Cosméticos vai dar um up na sua beleza

Previsão do Tempo

min22 max38

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min22 max38

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

As...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

MUDANÇAS: APLIQUES DO DESTINO!

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Bares/Panificadoras/Lanchonetes

Tio Sam

Rua Duque de Caxias, 809 Bairro Guanandy - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Escolas Municipais

Escola Municipal Indígena Francisco Pires

, Distrito de Taunay - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Advocacia

Gustavo Pellicioni

Rua Manoel Antônio Paes de Barros, 415 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4900 / 324
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo