Dados da Central de Abastecimento de Mato Grosso do Sul (Ceasa-MS) apontam que o Estado em 2006 importou cerca de 70% dos produtos hortigranjeiros que comercializou. Esse é um dos principais assuntos que serão discutidos durante o 1º Seminário de Horticultura da Ceasa-MS, que será realizado na hoje (29) a partir das 9 horas no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo em Campo Grande.
"Mato Grosso do Sul produz apenas aproximadamente 13% das hortÃculas que consome. Atualmente, 16 estados fornecem produtos para a Ceasa-MS. Este é um quadro que precisa ser revertido", comenta o diretor-presidente da Ceasa-MS, Natal Baglioni Meira Barros.
Entre os principais fornecedores de hortigranjeiros para Mato Grosso do Sul estão os estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.
A comercialização entre os grupos de hortaliças, frutas, ovos e cereais diversos chegou a 102,4 mil toneladas em 2006. Desse total, a produção estadual foi de apenas 21,9 mil toneladas, com destaque para a Capital e os municÃpios de Jaraguari, Sidrolândia, Dois Irmãos do Buriti, Terenos e Ribas do Rio Pardo.
Entre as culturas produzidas em Mato Grosso do Sul destacam-se a berinjela, mandioca, melão comum, pepino comum, pepino japonês, quiabo e vagem. "Estas foram as únicas culturas nas quais o Estado demonstrou auto-suficiência na produção em 2006", indica Natal.
Evento
O 1º Seminário de Horticultura da Ceasa-MS está sendo realizado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e da Central de Abastecimento de Mato Grosso do Sul (Ceasa-MS).
Durante o evento serão apresentadas estatÃsticas de 30 culturas. Das 30 serão escolhidas dez, para as quais o Estado desenvolverá uma polÃtica de incentivo à produção. A programação do evento inclui também palestras sobre o Pro-Hort (Programa Brasileiro de Modernização da Comercialização de Hortigranjeiros) e a Produção Programada de Hortigranjeiros.
A expectativa é de que o seminário reúna 180 participantes entre produtores, técnicos e pesquisadores que atuam na área de hortigranjeiros na Capital e também no interior.
Para a abertura do evento são esperados o governador André Puccinelli, a secretária de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo, Tereza Cristina Côrrea da Costa Dias, além de representantes da Agraer e da Ceasa-MS.