27 de janeiro de 2021
Anuncie Aqui
-->
Geral

Governador participa do seminário de hortigranjeiros

29 OUT 2007 - 09h57min
notícias ms

Dados da Central de Abastecimento de Mato Grosso do Sul (Ceasa-MS) apontam que o Estado em 2006 importou cerca de 70% dos produtos hortigranjeiros que comercializou. Esse é um dos principais assuntos que serão discutidos durante o 1º Seminário de Horticultura da Ceasa-MS, que será realizado na hoje (29) a partir das 9 horas no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo em Campo Grande.
 
"Mato Grosso do Sul produz apenas aproximadamente 13% das hortículas que consome. Atualmente, 16 estados fornecem produtos para a Ceasa-MS. Este é um quadro que precisa ser revertido", comenta o diretor-presidente da Ceasa-MS, Natal Baglioni Meira Barros.
 
Entre os principais fornecedores de hortigranjeiros para Mato Grosso do Sul estão os estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.
 
A comercialização entre os grupos de hortaliças, frutas, ovos e cereais diversos chegou a 102,4 mil toneladas em 2006. Desse total, a produção estadual foi de apenas 21,9 mil toneladas, com destaque para a Capital e os municípios de Jaraguari, Sidrolândia, Dois Irmãos do Buriti, Terenos e Ribas do Rio Pardo.
 
Entre as culturas produzidas em Mato Grosso do Sul destacam-se a berinjela, mandioca, melão comum, pepino comum, pepino japonês, quiabo e vagem. "Estas foram as únicas culturas nas quais o Estado demonstrou auto-suficiência na produção em 2006", indica Natal.


Evento
O 1º Seminário de Horticultura da Ceasa-MS está sendo realizado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e da Central de Abastecimento de Mato Grosso do Sul (Ceasa-MS).
 
Durante o evento serão apresentadas estatísticas de 30 culturas. Das 30 serão escolhidas dez, para as quais o Estado desenvolverá uma política de incentivo à produção. A programação do evento inclui também palestras sobre o Pro-Hort (Programa Brasileiro de Modernização da Comercialização de Hortigranjeiros) e a Produção Programada de Hortigranjeiros.
 
A expectativa é de que o seminário reúna 180 participantes entre produtores, técnicos e pesquisadores que atuam na área de hortigranjeiros na Capital e também no interior.
 
Para a abertura do evento são esperados o governador André Puccinelli, a secretária de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo, Tereza Cristina Côrrea da Costa Dias, além de representantes da Agraer e da Ceasa-MS.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Idoso é encontrado debilitado e desnutrido em casa em Aquidauana

2
Aquidauana

Aquidauanense de 18 anos participa de competição nacional de melhor barbeiro

3
Geral

Confira as oportunidades da Casa do Trabalhador de Aquidauana

4
Geral

Após 55 dias internado por conta da Covid-19, seu Oto recebe alta e se recupera junto da família

Vídeos

Após chuvas, árvore cai em cima do telhado de residência em Corumbá

Com período chuvoso intenso, rio Aquidauana sobe e chega a 5 metros

Após acidente de trânsito envolvendo carro e moto, vítima é levada para pronto socorro

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min24 max34

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.
min24 max34

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
5,64m
Miranda
7,46m
Paraguai
1,26cm

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

A...

Mariana Thomé

Corrupção nas empresas: o que o compliance tem a ofer...

Raquel Anderson

Dialeto caipira, uma maravilha!

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Médicos

Alex Leite Melo - Psiquiatra

Rua Getulio Vargas, 153 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4160
Bancos

Banco HSBC

Rua Estevão Alves Corrêa, 539 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-1496 / 324 www.hsbc.com.br
Pesqueiros

Pousada e Pesqueiro Toca da Onça

Estrada da Barra Mansa (estr. Boiadeira), - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 99860538
Ver Mais
Fale com a redação