Lançado em 2005, o Programa de SubsÃdio Habitacional do Governo Federal para a Reserva IndÃgena de Dourados já entregou 400 moradias em alvenaria nas aldeias Jaguapiru e Bororó e está construindo mais 200 casas, que devem ser concluÃdas até o final do ano.
O prefeito Laerte Tetila lembrou que o programa habitacional na Reserva IndÃgena de Dourados foi pioneiro no PaÃs e serviu de modelo para outras reservas no Brasil. O programa foi implantado pelo presidente Lula, que atendeu à s necessidades das famÃlias indÃgenas brasileiras. As primeiras 400 casas construÃdas nas duas aldeias foram edificadas em alvenaria, com 34 metros quadrados, dois quartos, sala e cozinha, banheiro, portas de ferro e forradas no teto, com investimentos de R$ 5,2 milhões, que contou com contrapartida da Prefeitura de Dourados na execução das obras.
A segunda etapa, com 200 moradias, está recebendo investimentos de R$ 1,8 milhão, também com a mesma medida e banheiro, totalizando 600 famÃlias beneficiadas com moradia digna e gratuita, cujos recursos foram liberados pelo Ministério das Cidades, por determinação do presidente Lula.
O prefeito Laerte Tetila explica que o projeto encaminhado ao Governo Federal prevê a construção de 1.000 casas, o que complementaria a necessidade das famÃlias indÃgenas que residiam e ainda moram em barracos, ou de lona, ou casas de sapé e chão batido.
Nas aldeias Jaguapiru, Bororó e Panambizinho, um levantamento identificou a necessidade de construção de pelo menos 950 moradias, das 2.991 identificadas nas três aldeias douradenses. Na Reserva IndÃgena de Dourados residem atualmente 11,5 mil Ãndios em uma área de 3,5 mil hectares.
OUTROS INVESTIMENTOS
Além das novas moradias, o Governo Federal também implantou na Reserva IndÃgena de Dourados rede de água potável de mais de 80 quilômetros de extensão; rede de energia elétrica pelo programa Luz Para Todos e incentivos à agricultura familiar indÃgena.
agência de comunicação popular
Mobilidade urbana
Encontro será no dia 10 de março, às 18h30, no Auditório Gilberto Saraiva; população está convidada a participar
Educação
Encontro avaliou dados de desempenho, aprovação e frequência escolar para fortalecer estratégias pedagógicas
Voltar ao topo