28 de novembro de 2021
Anuncie Aqui
Atitude

MS lança campanha de prevenção a crimes sexuais contra crianças e adolescentes

19 OUT 2021 - 18h25min
Da redação

Com o objetivo de mobilizar toda a sociedade sul-mato-grossense, o Governo do Estado lançou nesta terça-feira (19) uma campanha educativa de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. O lançamento foi feito no auditório da governadoria, com transmissão ao vivo pela internet.

J Jardim - Campanha de Outubro_9

O governador Reinaldo Azambuja explicou que todas as pessoas precisam participar ficar atentas aos sinais e denunciar casos de violência sexual e que a campanha só terá resultado com a participação da comunidade.

"Setenta por cento dos casos de abuso contra crianças e adolescentes ocorrem dentro das casas que elas moram e 85% são praticados por parentes ou pessoas muito próximas. É algo extremamente preocupante. Então, é importante o engajamento de toda a sociedade para denunciar através do Disque 100 e a especialização das nossas polícias para punir esse agressor. Quando você faz uma campanha, você faz o chamamento da sociedade porque não basta só o Governo trabalhar essas ações. Precisamos de uma conscientização de toda a sociedade", afirmou. 

Além do telefone 100, as denúncias podem ser feitas on-line por meio do site pc.ms.gov.br. Conselhos Tutelares, Defensoria Pública e Ministério Público, assim como órgãos da rede socioassistencial (CRAS e CREAs).

Em casos de urgências e emergências, quando a violência estiver acontecendo, é preciso ligar para o telefone 190 e chamar a Polícia Militar.

Prevenção

É importante se atentar que – para coibir esse tipo de crime – sempre saber onde e com quem as crianças e adolescentes estão; ensiná-los a não aceitar convites, dinheiro, comida e favores de estranhos, especialmente em troca de carinho; sempre acompanhá-los em consultas médicas; conversar com os filhos e criar um ambiente familiar tranquilo e acolhedor; conhecer seus amigos, principalmente os mais velhos; supervisionar o uso da internet (Facebook, Twitter, chats, etc); e orientar os filhos a não responderem e-mails de desconhecidos, muito menos enviarem fotos, fornecerem dados (nome, idade, telefone, endereço, etc.) ou, ainda, informarem suas senhas da internet a outras pessoas.

Entre os sinais que podem indicar abuso sexual infantil estão: queda do rendimento escolar; mudanças de comportamento e enfermidades psicossomáticas (problemas de saúde, sem aparente causa, como dores de cabeça, erupções na pele, vômitos e dificuldades digestivas). 

O secretário da pasta estadual de Infraestrutura e que também é presidente do Programa de Saúde e Segurança na Economia (Prosseguir), Eduardo Riedel acrescenta que além da campanha também é crucial o trabalho contínuo de todas as instituições que integram a rede de proteção às crianças e adolescentes.

"Mais importante que a campanha é a transversalidade das ações e o trabalho permanente de todas as instituições", afirmou.

Também participaram do lançamento o deputado estadual Herculano Borges (autor da lei que instituiu a campanha Maio Laranja); a subsecretária Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, Luciana Azambuja; a coordenadora da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Estado de MS, desembargadora Elizabete Anache; o presidente da Associação dos Municípios de MS (Assomasul), prefeito Valdir Junior; e os secretários Flavio Cesar (Governo e Gestão Estratégica), Maria Cecília Amendola da Motta (Educação) e João Cesar Matto Grosso (Cidadania e Cultura), além de outras autoridades.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Figura querida na cidade, morre empresário José Celso Centoma

2
Policial

PRF responderá por tentativa de assassinato contra casal

3
Política

Marcos Trad anuncia cancelamento do carnaval de rua

4
Aquidauana

Das mãos de crianças, cartas escritas com palavras sinceras voam para aqueles que partiram de Covid

Informe Publicitário

Informe

Selaria União: couro e moda country você encontra aqui!

Previsão do Tempo

min22 max35

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min22 max35

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
3,23m
Miranda
2,79m
Paraguai
0,14m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Ao...

Gabriel Novis Neves

Só envelhece quem não morreu antes

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

Leila Diniz ("UMA MULHER SOLAR") Marília Mendonça ("...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Associações e Sindicatos

Sindicato Rural de Aquidauana

Antonio Campelo, s/nº Bairro Exposição - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2826
Escolas Municipais

Escola CAIC Antonio Pace

Rua Felipe Orro, s/n Bairro da Exposição - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Médicos

Marcos Rondon Vaz de Melo

, - Aquidauana/MS (67)
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo