25 de setembro de 2020
Anuncie Aqui
-->
Fazendo História

Gráfica Ruy Barbosa anuncia que não fechará as portas e seguirá com atividades na Capital

No dia 21 de novembro de 2019, diretora da gráfica havia anunciado o encerramento das atividades para o fim de janeiro

23 JAN 2020 - 09h30min
Schimene Weber

A Gráfica Ruy Barbosa, que está há 93 anos na história de Mato Grosso do Sul como uma das empresas mais tradicionais do segmento, anunciou que não mais fechará as portas e que seguirá com as atividades gráficas na Capital, contrariando o anúncio feito no dia 21 de novembro de 2019, sobre o encerramento dos serviços.

A equipe de reportagem do jornal "O Pantaneiro" entrou em contato com a diretora da empresa, Bianca Maiolino, que informou que a nova decisão foi motivada pelo amor pela gráfica, pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido, por manifestações de carinho e incentivo e, também, pelo pedido dos funcionários, clientes e fornecedores. "Não houve nenhuma mobilização negativa, mas todos os funcionários incentivaram a manutenção de nossas atividades, demonstrando muito amor pela gráfica", disse. 

Agora, a Gráfica Ruy Barbosa segue "rumo ao centenário", com aproximadamente 30 funcionários, como resumiu a diretora, com o objetivo de seguir construindo novos capítulos para a história do grupo. 

Decisão Anterior

No dia 21 de novembro de 2019, um comunicado da empresa pegou de surpresa os clientes, funcionários e fornecedores da gráfica, que anunciou que receberia pedidos dos clientes até o dia 20 de dezembro e manteria o trabalho até o fim de janeiro.

“Foram 93 anos de profundos amor e dedicação, acima de tudo, respeito à sociedade que nos brindou por todos os dias de nossa válida convivência. Dignamente, encerramos as atividades com todas as nossas obrigações liquidadas junto a fornecedores, empregados, prestadores de serviço em geral e com absoluta certeza de que, por todo o tempo, oferecemos produtos de qualidade ao público”, dizia o comunicado enviado aos clientes.


Hoje, dia 23 de janeiro, a história ganhou um novo rumo. 

Gráfica Ruy Barbosa

Foi fundada em Campo Grande/MS em 1927 a Livraria Ruy Barbosa pelo baiano Antônio Gomes Nika, que permaneceu como proprietário até 1937. Em 1938, transferiu a Livraria para o professor João Tessitore Júnior, que sentiu a necessidade de agregar a livraria a um parque gráfico. Desde então se passou a denominar Livraria e Tipografia Ruy Barbosa (1940). Nesta época, convidou para sócio o Sr. Abel Freire de Aragão, durando assim uma sociedade de quatro anos.

Por estar regressando para sua terra natal, São Paulo, o professor João Tessitone Júnior, vendeu a sua parte da empresa para o Sr. Abel Freire Aragão. Este chamou então seu contador para sócio. Nessa época, a Livraria e Tipografia Ruy Barbosa foi ampliada e novas máquinas foram adquiridas da Alemanha, tendo duração de apenas dois anos esta sociedade.

Em setembro de 1966, por motivos particulares, o Sr. Abel Freire Aragão resolveu dispor-se da empresa e propôs negócio com o Sr. Nerone Maiolino que já atuava na área de livraria e tipografia desde 1951. Ao se tornar dono da Livraria e Tipografia Ruy Barbosa o Sr. Nerone logo percebeu o pequeno o espaço da rua 14 de julho, em função do aumento da Livraria com o setor de festas infantis, a Tipografia, desmembrando-se da livraria mudando sua estrutura para um salão na Av. Calógeras (1981), permanecendo lá durante oito anos. Mais tarde em 1989, sentiu-se a necessidade de um prédio próprio mudando então para a Rua Alexander Fleming.

Em 1995, a razão social tornou-se Gráfica e Editora Ruy Barbosa Ltda. Daí por diante adotou-se nova filosofia de trabalho, acompanhando o desenvolvimento que o setor gráfico exigia, tendo como diretor Geraldo Palhano Maiolino. Infelizmente, com a morte do Sr. Nerone Maiolino, em 2006, a antiga empresa foi encerrada. A paixão por artes gráficas falou mais forte e Geraldo que sempre tomou conta da Gráfica e fundou o Centro Gráfico Ruy Barbosa Ltda ME, na Av. Fernando Corrêa da Costa, 277,  atuando até os dias de hoje.

 

 

Veja também

Mais Lidas

1
Anastácio

Anastaciana com câncer recém descoberto morre em virtude da doença

2
Aquidauana

"Empoderamento já nasceu comigo" destaca Carine após fotos sensuais

3
Anastácio

Fora da lista de irregulares, Douglas Figueiredo é candidato a prefeito de Anastácio

4
Policial

Homem tenta defender amiga do ex e acaba com faca cravada no corpo

Vídeos

Incêndio de grandes proporções consumiu atacadista, em Campo Grande

Em mais um acidente na MS-450, bombeiros resgatam vítima das ferragens

Onça-parda é flagrada 'passeando' por bairro e assusta moradores

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min24 max39

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min24 max39

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,93m
Miranda
1,68m
Paraguai
1,01m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

A...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"A SENSAÇÃO..."

Flavia Rohdt

Aldravia 25 #PantanalemChamas

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Auto Posto

Nossa Senhora de Fátima

Rua Marechal Mallet, 804 centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 8199/ 7705
Moto Táxi

Moto Táxi Central

Rua Teodoro Rondon, 715 Centro - Ponto de referência: frente ao Mercado Ce - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2075
Bares/Panificadoras/Lanchonetes

Conveniência Millênium

Rua Sete de Setembro, s/n Guanandy - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-6346 / 840
Ver Mais
Fale com a redação