A Empresa Usinas Itamarati S/A e o Governo do Estado firmam nesta hoje, um Termo de Acordo para instalação de unidade indústrial sucroalcooleira no município de Nova Alvorada do Sul. Com investimento de R$ 608,1 milhões essa é a segunda unidade agroindustrial que o grupo pretende instalar no Estado.
No começo do ano outro termo foi assinado no valor de R$ 610,2 milhões, beneficiando o município de Bataguassu. Na unidade de Nova Alvorada do Sul, que deverá abranger uma área de mais de 60 mil hectares, a planta terá uma capacidade de produção anual de 220 mil m³ de álcool anidro e hidratado, 4 mil toneladas de açúcar e 50 MW de energia elétrica. Do total produzido apenas 20% deverá ser comercializada no mercado externo.
Segundo o superintendente de Indústria e Comércio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), Jonathas Camargo, o grupo pretende fazer parcerias com produtores de municípios vizinhos à unidade, com produção própria e de terceiros, para atingir tamanha produção.
Dividido em cinco etapas, com início de implantação previsto para julho de 2008, o empreendimento irá gerar em torno de 2.500 empregos diretos após seu término, que deve acontecer em 2014. A instalação do complexo industrial e o cultivo dos primeiros hectares de cana-de-açúcar se darão na primeira etapa. Na segunda etapa será acionado o complexo industrial (destilaria e usina termelétrica) e ampliado a formação da lavoura. É nessa fase que se prevê o início da produção comercial.
Já na terceira está prevista a implementação da fábrica de açúcar permanecendo a expansão das lavouras de cana. Nessa fase, além da produção de álcool, inicia-se também a co-geração de energia elétrica. Na penúltima etapa o projeto de execução estabelece a ampliação da capacidade industrial e a continuação da formação das áreas de cana-de-açúcar. Inicia-se aí a produção de açúcar com ampliação na capacidade de produção do álcool hidratado e de energia elétrica.
Na quinta e última fase o empreendimento alcançará seu potencial instalado de moagem de 4 milhões de toneladas de cana-de-açúcar/ano. O ato acontece na governadoria e contará com a presença do governador André Puccinelli, dos diretores da empresa Francisco José Lima e Ernesto Valdomiro Possari, e dos secretários de Fazenda (Sefaz), Mário Sérgio Lorenzetto e de Produção (Seprotur), Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias.
Educação
A Feira de Tecnologias, Engenharias, e Ciências de Mato Grosso do Sul (FETECMS) irá ocorrer entre os dias 21 e 23 de outubro
Outubro Rosa
A ação faz parte da programação da campanha Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama
Voltar ao topo