A partir da zero hora deste domingo (14), os relógios dos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, deverão ser adiantados em uma hora, pois entra em vigor o horário de verão, que se estenderá até o dia 16 de fevereiro, totalizando 126 dias.
O Ministério de Minas e Energia estima economizar cerca de 2 mil megawatts no fornecimento de energia no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, EspÃrito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Distrito Federal. Isso significa uma redução entre 4% e 5% no horário de pico de consumo - entre 18 e 21 horas - segundo o coordenador de Monitoramento do Sistema de Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica do ministério, Elizeu Pereira Vicente.
No horário de verão 2006-2007, a economia foi de 1,9 mil megawatts, abaixo dos 2,5 mil megawatts do verão 2005-2006 e dos 2,8 mil megawatts de 2004-2005. A mudança de horário no perÃodo do verão é um recurso adotado por diversos paÃses do Hemisfério Norte (de março a outubro) e do Hemisfério Sul (outubro a março).
Entre eles estão grande parte da Europa, os Estados Unidos, Rússia, Austrália, Nova Zelândia, Chile, Paraguai e Uruguai. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) no domingo em Mato Grosso do Sul o dia estará nublado, de céu encoberto com pancadas de chuva e trovoadas, mais forte na região oeste e centro-norte do estado, exceto na região sul onde o tempo fica nublado com chuva ocasional. Temperatura com ligeiro declÃnio sendo registrada máxima de 30°c e mÃnima de 17°c.