X
Geral

Idade máxima de candidato a bombeiro cai para 24 anos


O novo edital do concurso do Corpo de Bombeiros, que sairá na segunda-feira, vai reduzir em cinco anos a idade máxima do candidato na data da matrícula no curso de formação, para menos de 25 anos (máximo de 24 anos, 11 meses e 29 dias). A informação é do comandante do Corpo de Bombeiros Ociel Ortiz Elias. O primeiro edital, publicado semana passada, foi cancelado para alterações e o novo deve ser publicado no Diário Oficial do Estado na próxima segunda-feira, quando serão abertas as inscrições. O prazo para inscrição será de um mês e devem ser mantidas as 5 vagas para oficiais e 95 para soldados.


Ortiz afirma que o projeto que altera as regras para ingresso no Corpo de Bombeiros e Polícia Militar foi aprovado ontem pela Assembléia Legislativa e hoje deve seguir para a segunda votação. Este projeto traz várias mudanças que serão contempladas no novo edital, dentre elas a alteração da idade máxima para ingresso nas corporações. Anteriormente, o limite era de 30 anos na data da matrícula no curso de formação. A idade mínima é de 18 anos. A maior tolerância de idade, máximo de 34 anos, é para os quadros de oficiais da saúde e oficiais especialistas.


Quanto à altura mínima, fica mantida: homens precisam ter 1,65 metros, descalços e mulheres 1,60. É preciso apresentar exames de HIV, hepatice C e B, exame de audiometria e toxicológico. O índice de massa corpórea para homens deve estar entre 20 e 28 e 20 e 26 para mulher - o IMC é o resultado da divisão do peso pela altura ao quadrado. O perfil também exige que o candidato tenha ansiedade e impulsividade diminuída, elevada resistência à frustração e não pode ter fobias.


Efetivo - Hoje o Corpo de Bombeiros tem 1.240 homens em 21 municípios do Estado. Segundo falou recentemente o coronel Ortiz, para amenizar a falta de efetivo seriam necessários pelo menos mais 200 homens na corporação.


O edital anterior previa remuneração mensal de R$ 1,1 mil para soldados durante o curso e R$ 4 mil para oficiais, somando ajuda de custo, uma vez que estarão fora do Estado.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Saúde

Hemosul convoca doadores de sangue neste fim de semana

Ação visa abastecer estoque de tipagens

Saúde

Brasil tem mais de um milhão de casos de dengue este ano

Seis estados e o Distrito Federal decretaram situação de emergência

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo