04 de agosto de 2021
Anuncie Aqui
Queimadas

Veja fotos: animais silvestres e gado pantaneiro são os mais prejudicados com queimadas no Pantanal

Incêndios florestais já consumiram cerca de 130 mil hectares

6 NOV 2019 - 15h38min
CGNews

View Energy Solar_02

Os incêndios florestais no Pantanal já acumulam 1.316 focos detectados pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) nos últimos sete dias. Enquanto se alastra, o fogo faz vítimas entre os animais que vivem na região, dos bichos livres ao gado de corte.

As imagens que ilustram as consequências das queimadas chocam. Bois, teiús e cobras mortos por fogo e fumaça. Em outro registro, o gado cercado pelas chamas procura pelo melhor refúgio contra o calor.

Diretor do IHP (Instituto Homem Pantaneiro), Angelo Rabelo flagrou nesta terça (5) o drama de uma jacaré e seus filhotes numa debandada para escapar dos incêndios. Escoltados pela mãe, os pequenos atravessam a BR-262, em área próxima das margens do Rio Paraguai.

“Nesta época o fogo acelera e torna precoce a fecundação dos jacarés. Há um grande número de acasalamentos”, constatou Rabelo.

O diretor do IHP defende estratégias de prevenção para evitar uma nova catástrofe ambiental causada pelos incêndios florestais, que já consumiram cerca de 130 mil hectares do Pantanal, área superior ao município do Rio de Janeiro (RJ).

“É preciso uma política que dê conforto e segurança ao proprietário para que possa manejar o fogo. Isso sempre foi feito, mas por falta de conforto jurídico se deixou de fazer. Por isso esse volume absurdo de matéria orgânica se acumulou”, disse.

“Defendo o implemento de brigadas particulares, principalmente nas grandes propriedades, como temos na região da Serra do Amolar. O grande debate, ao invés de discutir a origem do fogo, é como se preparar para evitá-lo”, continuou.

Chuvas - Na manhã desta quarta (6), o Corpo de Bombeiros sobrevoa as regiões mais atingidas pelas queimadas no Pantanal - Corumbá, Miranda e Rio Negro - para dimensionar o impacto das chuvas registradas desde ontem.

Os relatos dos militares dão conta de que as precipitações começaram na noite de terça-feira, por volta das 22h30min na Fazenda Bodoquena - que agora concentra a Sala de Situação de combate ao fogo e a base de apoio dos Bombeiros. Foram registradas chuvas em outras regiões às 1h30min de hoje.

Segundo informações fornecidas pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), as precipitações acumularam 1,2 mm em Corumbá, entre terça e esta quarta. São esperados 111,1 mm para o mês de novembro.

De acordo com Angelo Rabelo, chuva forte também atingiu a região do Pantanal do Rio Negro. O município de Rio Negro não tem estação do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), portanto não há dados pluviométricos detectados.

Efetivo - Além do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, militares do Distrito Federal, brigadistas do Prevfogo/Ibama (Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), Exército, Icmbio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e polícias Militar, Federal e Rodoviária Federal atuam na frente de combate às queimadas.

Ao todo, 138 pessoas estão envolvidas na operação Pantanal 2. Mais 31 bombeiros do Distrito Federal são aguardados nestas quinta-feira (7).

O reforço aéreo conta com três aviões Air Tractor, com capacidade para despejar até 3 mil litros de água por lançamento, além de helicópteros. Por terra, caminhonetes, marruá do Exército e caminhões pipa e de combustível dão suporte.

 

 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Empresário é encontrado morto pelo próprio pai

2
Aquidauana

"Tenho certeza que meu pai não teria sofrido tanto se tivesse sido vacinado", diz aquidauanense

3
Policial

Jovem é preso após agredir ex-companheira e filha de 7 meses

4
Geral

Confira as oportunidades da Casa do Trabalhador de Aquidauana

Informe Publicitário

Informe

De barraca a supermercado, poema conta história da Rede Atlântico

Previsão do Tempo

min15 max32

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min15 max32

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,91m
Miranda
1,67m
Paraguai
0,84m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

A...

Rosildo Barcellos

Aruanã Etô – É o lugar das máscaras !

Gabriel Novis Neves

A GRATIDÃO TAMBÉM É VIRTUDE ETERNA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Advocacia

Dr. Douglas Melo Figueiredo

Rua Manoel Antonio Paes de Barros, 415 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4900
Hospitais/Postos de Saúde

Posto de Saúde Dr. Cândido Pinheiro Filho

R. Duque de Caxias, s/nº Bairro: Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3704 / 324
Farmácias e Drogarias

Drogaria Pantanal

Bichara Salamene, 1645 Bairro da Serraria - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2743
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo